5 ingredientes que todas as cozinhas devem ter

Existe 5 ingredientes que todas as cozinhas devem ter e que são a base de muitos e deliciosos pratos. Confira quais são.

5 ingredientes que todas as cozinhas devem ter
Confirme se lhe falta algum destes ingredientes

Se costuma chegar a casa bastante tarde, cansado e sem disposição para cozinhar, revelamos o segredo para combater essa impaciência: conhecer a lista dos 5 ingredientes que todas as cozinhas devem ter!

É fácil encontrar uma razão, ou muitas, para não cozinhar, especialmente quando o take away está a apenas uma chamada de distância. Por isso, abra o seu frigorífico e pense bem sobre os alimentos que o mesmo contém e leia o nosso artigo até ao fim. Verá como cozinhar em casa pode realmente significar poder fazer refeições mais saudáveis, rápidas e descomplicadas.

Numa altura em que a sociedade está obcecada com o que come, analisar receitas mais fit, com ingredientes dos quais nunca ouviu falar, pode realmente deixá-lo confuso. Por isso é importante saber quais os 5 ingredientes que todas as cozinhas devem ter, de modo a poder cozinhar, de forma simples, refeições frescas e nutritivas, diretamente do fogão, para a sua mesa.

E engane-se se pensa que isto obrigará a um esforço diário… O segredo está mesmo nos ingredientes… Descubra o que não pode mesmo faltar na sua cozinha!

5 ingredientes essenciais em qualquer cozinha

1. Ovos

ovos

O ovo é considerado como o alimento perfeito da natureza, pois é um alimento equilibrado, que pode ser preparado de variadíssimas maneiras. O ovo contém o tipo certo de gordura e na quantidade ideal para uma alimentação saudável: apenas 5 gramas de gordura por unidade. Além disso, o consumo regular de ovos pode ajudar a:

  • Prevenir coágulos sanguíneos, acidente vascular cerebral e ataques cardíacos
  • Aumentar os níveis de vitamina D no organismo
  • Promover um cabelo e unhas saudáveis, devido ao elevado teor e variedade de vitaminas e minerais.

2. Azeite extra virgem

azeite-virgem-extra

Uma garrafa de azeite virgem extra faz sempre falta quando está a preparar uma salada, a saltear legumes, a temperar frango ou peixe ou até para colocar um pouco na sopa. Claro que, dado tratar-se de uma gordura, o seu uso deve ser racionado, mas é um dos ingredientes que fazem falta ao seu corpo, devido ao alto teor de antioxidantes, e, como tal, um dos indispensáveis em qualquer cozinha.

3. Fruta e vegetais

fruta-vegetais

Ter fruta fresca à mão para adicionar em cima de aveia, fazer smoothie, ou mordiscar de forma simples quando é a hora de lanchar é meio caminho andado para uma refeição nutritiva e equilibrada.

E, para uma refeição mais completa, a fruta pode ser cozinhada para criar infinitas possibilidade: fazer um wrap, cozê-la a vapor, grelhar… O importante é que o produto seja fresco – assim não precisa de fazer nada de extravagante na cozinha para torná-lo mais saboroso, apenas realçar o sabor natural.

4. Carne orgânica

carne-organica

Principalmente se for frango orgânico – sem dúvida uma das mais versáteis de todas as proteínas de origem animal. Faça o seguinte: asse um peito de frango simples e terá uma semana repleta de complementos para diferentes pratos: fajitas, saladas, pratos de massa… As possibilidades são realmente infinitas. Apenas se certifique de procurar o rótulo orgânico certificado e comprar localmente sempre que possível.

5. Sal

sal

Todos sabemos que o sal realça o sabor da comida e é um mineral necessário para o corpo funcionar melhor ao nível da retenção de líquidos, fortalecer o músculo e melhorar os nervos. Além disso, o sal, na sua ampla utilização ajuda ainda a:

  • Desintoxicar o corpo, ajudando a afastar os vírus
  • Estimular a circulação sanguínea natural
  • Aliviar o pé do atleta, e também os calos e calosidades
  • Relaxar a tensão e as dores musculares e também as dores nas articulações
  • Aliviar os problemas de artrite, reumatismo e dor lombar crónica.

Uma vez que possua os 5 ingredientes que todas as cozinhas devem ter ficará mais fácil inventar receitas simples, saudáveis e que farão as delícias de qualquer um. Tenha-os sempre consigo e organize melhor o seu frigorífico e a sua ementa semanal.

Veja também: