Ana Luisa Santo
Ana Luisa Santo
19 Fev, 2018 - 10:16

8 truques surpreendentes para inibir o apetite

Ana Luisa Santo

Esta é uma variável muito importante no processo de emagrecimento e, também, na manutenção do peso, mas sabe o que fazer para inibir o apetite em excesso?

8 truques surpreendentes para inibir o apetite

Para os seguidores das mais conhecidas dietas e para aqueles que vivem em busca de fazer as pazes com a balança, há uma pergunta frequente: o que fazer para inibir o apetite? Se esta é uma questão importante para si, vai gostar de ler este artigo.

O prazer de comer é, provavelmente, o mais privilegiado no mundo dos prazeres. Não representa apenas a satisfação de uma necessidade básica para a autossobrevivência, mas é também fonte de recompensa e bem-estar. A boa mesa anima o estado da alma, certo? Acalma o stress gerado pela fome, dá uma sensação de conforto global, estimula todos os nossos sentidos – especialmente a visão, o paladar, o olfato e o tato.

O instinto humano, naturalmente, impele para a amplificação do prazer de comer, obtendo cada vez mais satisfação. Como consequência, cometem-se excessos. Os excessos pontuais são inofensivos, mas os excessos diários e rotineiros traduzem-se em desequilíbrios para a saúde e aumento de peso.

O apetite vai para além da necessidade de comer, nasce da resposta cerebral perante um doce, uma delícia ou uma comida que nos faz salivar e a crescente vontade de comer. Visto assim, de forma quase científica, é fácil perceber que há truques para o travar. Vamos descobrir oito deles!

Os truques mais surpreendentes para inibir o apetite

1. Consumir alfarroba

placeholder-1x1

A farinha de alfarroba faz diminuir o volume disponível no estômago, produzindo a sensação de saciedade.

Como consumir a farinha de alfarroba: 20 a 30 minutos antes das refeições, 3 a 4 colheres de sopa misturada com água, leite ou outra bebida a gosto.

2. Ingerir beterraba, cenoura e maçã

placeholder-1x1

Estes são alimentos muito nutritivos que diminuem o apetite para doces. Podem ser consumidos em conjunto – numa salada ou num sumo, por exemplo – ou no início da refeição. Esta combinação também tem um efeito inibidor do apetite se for ingerida 30 minutos antes das refeições.

3. Juntar aveia, levedura de cerveja e mel

placeholder-1x1

Em conjunto ou separados, estes alimentos são muito ricos em nutrientes e são uma excelente alternativa para o pequeno-almoço ou lanche – com leite, iogurte natural ou fruta. Uma refeição baseada nestes ingredientes promove a saciedade por mais tempo, afastando a fome fora de horas.

4. Levar o feijão ao prato

placeholder-1x1

O feijão pode ser consumido diariamente, contém proteínas, minerais, vitaminas e fibras, sendo um alimento muito rico. Reduz a absorção dos hidratos de carbono, ajuda a controlar a diabetes (por ser ligeiramente hipoglicemiante) e reduz os níveis de triglicerídeos.

O diversos tipos de feijão ajudam a reduzir o apetite e a combater a obesidade, bem como a acumulação de líquidos.

5. Aproveitar os benefícios da spirulina

placeholder-1x1

A spirulina é uma alga com alto teor de proteínas, muito usada para reduzir o apetite e complementar estados de desnutrição, anemia ou, ainda, em casos de grande atividade física.

Coadjuvante nos tratamentos para emagrecer, a spirulina pode ser consumida em cápsulas ou em pó (uma colher de chá), misturada em sumos de fruta, na sopa ou batidos.

6. Consumir garcínia

placeholder-1x1

Esta planta, originária do Camboja, é reguladora do apetite, sendo muito usada nos regimes de emagrecimento. Promove a produção de seretonina, aumentando a sensação de bem-estar com redução do apetite. Pode ser consumida sob a forma de chá, suplemento alimentar ou extrato líquido.

7. Comer de 3 em 3 horas

placeholder-1x1

Está dica é básica e já uma velha conhecida, mas ainda há quem não a respeite e veja os maus resultados deste hábito. Comer de 3 em 3 horas evita os picos de fome, diminuindo o apetite.

8. Praticar exercício físico

placeholder-1x1

A atividade física ajuda a manter uma boa disposição porque regula o humor, para além de promover tantos outros benefícios para a saúde. Com o humor devidamente equilibrado, há menos hipóteses de cair na tentação da gula. Aposte nesta dica para inibir o apetite e manter a forma.

9. Dormir bem

placeholder-1x1

Dormir 8 horas por noite é essencial. O descanso e o sono reparador são fundamentais para manter a boa forma física e psicológica. Durma bem para que haja maior estabilidade do humor e, consequentemente, menos fome e apetite.

Siga as nossas dicas para inibir o apetite e, sem grandes esforços, faça as pazes com a balança, mantendo uma rotina saudável e equilibrada.

Veja também: