Inês Silva
Inês Silva
29 Mar, 2022 - 11:30

Inovação organizacional: benefícios e estratégias

Inês Silva

A inovação organizacional é a aplicação de estratégias empresariais que promovam um lugar de destaque e aumentem a competitividade.

dicas de criatividade

A inovação organizacional verifica-se quando são criados ou postos em prática novos métodos organizacionais no exercício do negócio empresarial, seja no local de trabalho ou nas relações com o mercado, fornecedores e distribuidores.

Empresas inovadoras estão sempre à procura de novas estratégias que lhes garantam um posição de destaque e maior competitividade. A aplicação destas estratégias ou práticas de gestão só vão ter sucesso se todos forem envolvidos no processo de inovação.

É necessário que os colaboradores assumam também o compromisso perante os desafios estabelecidos pelo mercado. Assim sendo, as empresas implementam ferramentas e métodos que envolvam o desempenho dos seus profissionais para conseguir mudanças e atingir novos objetivos.

Inovação organizacional: benefícios

Atualmente, não é possível a uma empresa sobreviver sem inovação e os processos de inovação dependem também de uma boa gestão dos recursos humanos para redefinir áreas de atuação e novas indústrias com sucesso.

É fundamental para as empresas construírem uma cultura organizacional com a qual os profissionais se identifiquem. Uma cultura organizacional participativa permite que os profissionais vejam como seus os objetivos e metas de negócio da empresa.

A gestão ou a liderança de uma empresa deve inspirar os seus trabalhadores a conseguir mais e melhor, ou seja, manter os seus colaboradores motivados, promovendo o desenvolvimento das competências individuais e o conhecimento como um todo.

Criar profissionais qualificados e reter esses profissionais são os objetivos das estratégias de inovação organizacional porque só assim é possível ter um ambiente empresarial propício para inovar.

partilhar ideias

Inovação organizacional: estratégias

  • Promover recursos humanos qualificados;
  • Promover o reconhecimento  financeiro  e profissional;
  • Disponibilizar formação e atualização de conhecimentos;
  • Oferecer boas  condições  de  trabalho;
  • Promover o relacionamento de confiança e de colaboração entre colegas e chefias;
  • Criar ambientes de auto-aprendizagem;
  • Desenvolver ambiente propício à criatividade que envolvam todos, clientes e fornecedores também;
  • Horários  de  trabalho flexíveis;
  • Incentivar as associações culturais e intelectuais que podem até originar novas competências e contributos para a inovação organizacional;
  • Promover uma gestão participativa;
  • Programar novas  contratações com intenção de trazer e difundir novos conhecimentos;
  • Criar ferramentas de comunicação interna;
  • Aplicar processos de benchmarking.
Veja também

Artigos Relacionados