Publicidade:

5 inovações de segurança para carros

Conheça as inovações de segurança para carros que merecem destaque. São pormenores que tornam a condução mais segura e agradável.

5 inovações de segurança para carros
Cada vez estamos mais seguros a andar de carro

Conduzir é um prazer para muitas pessoas. Para outras é apenas uma obrigação. Mas quando, por exemplo, se mora longe do local de trabalho, viajar de carro pode ser mais prático do que ir de transportes. Mas se é prático, também pode ser perigoso. Ainda há muitos acidentes de carro que, várias vezes, são culpa dos próprios condutores. Mas, de forma a tornar a experiência da condução mais segura, a indústria automóvel continua a fazer esforços para que esses acidentes sejam evitados. Tanto os que são provocados pelos próprios condutores como por motivos alheios a estes. Apresentamos-lhe 5 inovações de segurança para carros.

As 5 inovações de segurança em destaque

1. Alerta de ângulo morto

O ângulo morto é aquele em que não conseguimos ter visibilidade quando estamos a conduzir, mesmo através dos espelhos. Isto torna algumas manobras e situações um pouco perigosas, caso o condutor não seja muito cauteloso.

Para evitar embates inesperados, foi criado o alerta de ângulo morto, que é um sistema de sensibilidade que alguns carros têm em que uma luz pisca no espelho retrovisor lateral quando outro carro, objeto ou até uma pessoa está próxima.

2. Alerta de colisão

carro

Quando um carro à sua frente trava sem aviso prévio, caso não tenha uma reação muito rápida, corre o risco de bater nele. O alerta de colisão é uma inovação de segurança que tenta prevenir esses choques através de uma análise do sistema de travagem, a velocidade a que está a conduzir e a distância entre si e o veículo da frente.

Quando é detetado o risco de colisão, os carros com este sistema de segurança alertam-no através de uma luz que pisca, há um puxão no cinto de segurança e o próprio carro reduz automaticamente a velocidade para evitar que haja um acidente.

3. Aviso de limite da via

Uma das inovações de segurança para carros consiste num sistema que funciona com câmaras e que alerta o condutor quando este se estiver a aproximar dos limites da via em que circula, para que este volte a redirecionar o carro para o centro da via, onde devia circular.

O aviso pode ser dado através de um sinal sonoro, através do tato ou visualmente, de forma semelhante ao alerta de colisão.

4. Faróis adaptáveis

farois

As luzes dos carros não foram esquecidas no que toca a inovações de segurança. Alguns carros têm faróis que se adaptam à condução noturna para que possamos distinguir melhor os objetos que nos aparecem na estrada, assim como tornam mais fácil a visibilidade nas curvas.

Para quem tem receio de conduzir à noite, este é um avanço extraordinário.

5. Câmara traseira

As câmaras têm vindo a ser introduzidas nos carros, resultando em várias inovações de segurança. A câmara traseira mostra-nos exatamente o que temos atrás do carro, quando fazemos marcha atrás. É especialmente útil em sítios muitos movimentados, espaços estreitos ou onde há obstáculos que de outra forma não veríamos.

No painel frontal do carro é-nos apresentando um ecrã. Sempre que fazemos marcha atrás, a câmara é acionada e o que quer que estivesse a ser indicado no ecrã desaparece, para que se possa ver o que a câmara tem para mostrar na traseira do carro.

Se é daquelas pessoas que tinha receio de conduzir, com tanta inovação talvez se sinta mais confiante. E à velocidade a que estas evoluções acontecem, talvez um dia nem precise de conduzir, porque o carro o levará ao destino sem que nada tenha que fazer!

Veja também: