AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

INOV Contacto: tudo sobre o programa de estágios

Tem uma licenciatura, fala inglês ou outro idioma e não tem mais de 29 anos? Então, o estágio remunerado INOV Contacto é para si.

INOV Contacto: tudo sobre o programa de estágios
Aventure-se além fronteiras!

O Programa INOV Contacto - Estágios Internacionais para Jovens Quadros - é um projeto que tem como principal objetivo capacitar os jovens graduados de competências em contextos diferentes dos nossos (destinos internacionais) e criar uma crescente rede de contactos que se vai alastrando e ganhando "ramos" pelo mundo fora: a networkcontacto.

Este programa é promovido, gerido e executado pela AICEP e é apoiado pela União Europeia. Tendo já conseguido garantir estágios a mais de 4 mil jovens, o INOV Contacto está inserido no Plano Nacional de Implementação de uma Garantia Jovem.


O que é necessário para que se possa candidatar?

Para se poder candidatar a este programa, existem uma série de pré requisitos que tem de cumprir:
  • ​Comprovar que detém uma licenciatura;
  • Não ter mais de 29 anos;
  • Falar inglês e outra língua;
  • Ter motivação para criar e seguir uma carreira internacional;
  • Estar de momento sem emprego;
  • Ter disponibilidade para realizar um estágio remunerado em qualquer parte do mundo (pois não é possível escolher o local de destino).
 

INOV Contacto: datas e números

Existem 300 vagas disponíveis para realizar o INOV Contacto. Destas 300, o programa assume uma preferência por candidatos das áreas de gestão, economia, marketing, engenharia e tecnologias de informação, redes ou telecomunicações

O estágio INOV Contacto tem a duração de seis meses e as candidaturas estão abertas até às 15 horas de dia 15 de setembro de 2016

Os valores das bolsas de estágio, por sua vez, variam entre os 1163,21 euros e os 1321,21 euros e incluem as viagens entre Portugal e o país de estágio.
 

Como decorre o processo de seleção?

A seleção dos candidatos é feita de forma a avaliar se os candidatos terão as competências gerais e específicas para conseguir, com sucesso, atingir os objetivos nos diferentes estágios oferecidos por esta bolsa. 

Este processo de seleção tem diferentes etapas, sendo todas elas eliminatórias e o mesmo é gerido pela AICEP e por uma outra entidade. Todos os candidatos têm de prestar determinadas provas e passar em todas as fases de avaliação para poderem realizar este estágio. 

 

É possível escolher o local de destino do estágio?

Não. Aliás, este é mesmo um dos objetivos do programa, por isso, é a AICEP quem faz o “matching” entre os candidatos aptos e as entidades de acolhimento de estágios.

A divulgação/comunicação aos estagiários de qual a entidade de acolhimento, bem como do país de destino do estágio só é efetuada no final de todo o processo de seleção e após o momento de "mini formação" - um curso de práticas internacionais.

 

É possível concorrer mais do que uma vez?

Se em alguma altura concorreu ao INOV Contacto mas não foi selecionado, é possível voltar a tentar. O que acontece é que terá de passar por todo o processo de seleção novamente.


Veja também: