Inspeção automóvel: quando fazer e como evitar a reprovação

Se tem carro, esteja atento aos prazos da inspeção automóvel: quando fazer e como garantir a aprovação do veículo são questões importantes e nós temos as respostas que procura.

Inspeção automóvel: quando fazer e como evitar a reprovação
Garanta a sua segurança

Quem tem viatura própria sabe bem que é necessário estar atento ao bom funcionamento do veículo. Assim sendo, não se esqueça da inspeção automóvel: quando fazer e como é que pode garantir que não vê o seu veículo reprovado e impedido de circular nas estradas.

A partir do momento em que o veículo sai do stand e se faz à estrada, as boas condições das peças do automóvel vão-se deteriorando. A inspeção periódica obrigatória (IPO) tem como objetivo garantir que o seu carro pode circular nas estradas portuguesas sem colocar em risco a sua segurança e a dos restantes passageiros e demais condutores.

Inspeção automóvel: quando fazer?


Todos os veículos pesados e ligeiros são obrigados por lei a cumprirem o calendário das inspeções periódicas. Os veículos devem realizar a IPO até ao dia e mês do registo da matrícula, podendo ser feitas nos três meses que antecedem essa data.

A inspeção dura cerca de 20 a 30 minutos para os veículos ligeiros, e entre 30 a 40 minutos para os pesados. O proprietário da viatura não precisa de estar presente durante o processo da IPO, já que qualquer pessoa pode fazê-lo desde que apresente os documentos necessários (já lá vamos).

Mas a dúvida persiste – inspeção automóvel: quando fazer? Nós temos a resposta.

Ligeiros de passeiros

A primeira inspeção deve ser feita 4 anos depois da data do registo da matrícula e, em seguida, de 2 em 2 anos até o veículo completar 8 anos. A partir desse momento, o veículo deve ir à inspeção periódica todos os anos.

Ligeiros de mercadorias

A primeira inspeção deve ser feita dois anos depois da data do registo da matrícula e, em seguida, todos os anos.

Pesados de passageiros e pesados de mercadorias

A primeira inspeção deve ser feita um ano depois da data do registo da matrícula e, em seguida, todos os anos até o veículo completar 8 anos. A partir desse momento, o veículo deve ir à inspeção de seis em seis meses.

inspecao automovel

Inspeção automóvel: que documentos apresentar?

Já sabemos quando é que deve levar o seu veículo à inspeção e, agora, falta descobrir quais os documentos que deve levar consigo na hora de deixar o seu carro nas mãos dos profissionais.

Assim sendo, esta é a lista de documentos que devem ser apresentados na hora da IPO:

IPO: evite a reprovação

Como se costuma dizer, “quem não deve, não teme”. Ainda assim, se quer garantir que o seu veículo não é reprovado na IPO, esteja sempre atento ao desempenho do veículo e garanta uma manutenção cuidada, atenta e regular.

Se, antes da inspeção, reparar num pequeno desalinhamento da direção, em barulhos fora do normal nos travões ou até cheiro a queimado, o melhor é levar o veículo a uma oficina para que os eventuais problemas sejam resolvidos atempadamente.

As inspeções de um veículo ligeiro custam cerca de 30 euros e uma inspeção extraordinária pode custar-lhe mais de 100 euros. Assim sendo, garanta que o seu veículo chega à IPO em boas condições e não é reprovado.

Veja também: