Publicidade:

Instalação de ar condicionado no carro: como fazer e quais os preços

Quer saber quanto custa a instalação de ar condicionado no carro e como se processa a colocação deste sistema? Temos as respostas para si.

Instalação de ar condicionado no carro: como fazer e quais os preços
Saiba mais sobre esta operação

Durante o verão, as viagens de automóvel podem ser infernais à conta das temperaturas elevadas. Se o seu carro não dispõe de sistema de refrigeração e que saber como e onde pode ser feita a instalação de ar condicionado na sua viatura, este artigo é para si.

Ao longo dos últimos anos, a grande maioria dos automóveis vem equipado com este sistema. É uma espécie de “must have” e, por isso, os serviços de instalação de ar condicionado são cada vez menos requisitados.

Como fazer a instalação de ar condicionado


Se tem amigos que percebem do assunto, pode tentar fazê-lo a um preço mais em conta. Ainda assim, a melhor solução é procurar ajuda especializada já que terá de ter em conta a correta colocação de todas as peças (compressor, tubagens, painel A/C, condensador, filtro de secagem, evaporador e válvula de expansão).

Este é um trabalho minucioso e, se for mal feito, poderá colocar em causa o correto funcionamento e desempenho do veículo.

Quanto a preços, não espere valores em conta: dependendo do valor da mão-de-obra e da acessibilidade e qualidade das peças, este serviço pode facilmente ficar acima dos 1000 euros.

Se, ainda assim, quiser investir na instalação de ar condicionado no seu carro, esteja atento ao consumo do veículo durante os dias seguintes: se o consumo for 15% superior aos valores normais, deverá voltar a procurar a ajuda dos especialistas que fizeram a instalação do sistema no seu veículo.

ar condicionado

Ar condicionado: manutenção é necessária

Não deve estar apenas preocupado com a instalação de ar condicionado. A partir desse momento, deve garantir que está atento ao desempenho deste sistema de refrigeração e que garante a respetiva manutenção. Os especialistas aconselham esta operação de dois em dois anos.

É conveniente fazer o tratamento bacteriológico do ar condicionado para garantir a qualidade do ar dentro do habitáculo. Dessa forma vai garantir que o ar circula corretamente e que elimina qualquer tipo de folhas, insetos ou partículas que podem colocar em risco a sua saúde e a dos restantes passageiros.

Se o ar condicionado não estiver a funcionar corretamente poderá ter de recarregá-lo. Deve fazê-lo apenas em profissionais especializados e que garantam o correto carregamento. Esta operação consiste no reabastecimento do gás responsável pela refrigeração do habitáculo e do óleo compressor, bem como pela substituição dos respetivos filtros.

Para garantir o correto funcionamento do sistema de ar condicionado é aconselhável ligar o ar condicionado uma vez por semana, assim está a promover a circulação do gás e a manter o sistema oleado.

Agora que já sabe como proceder para avançar com a instalação de ar condicionado e como mantê-lo em bom funcionamento, desejamos-lhe boas viagens, sempre bem climatizadas.

Veja também: