Como instalar Windows no Mac

Sim, é possível instalar Windows no Mac. Quer saber como o fazer? Nós dizemos-lhe.

Como instalar Windows no Mac
É possível? Claro que sim

Há quem diga que a melhor máquina para correr Windows é um Mac. Será verdade? Ou não passa apenas de um mito urbano? Não há nada como experimentar. Se instalar Windows no Mac pode conseguir o melhor de dois mundos: pode escolher entre dois sistemas operativos e aproveitar o melhor de cada um.


Instalar Windows no Mac: o verdadeiro dois em um


Porquê?

O sistema operativo da maçã está cada vez mais poderoso e abrangente. E, para além disso, também está perfeitamente adaptado às potencialidades da própria máquina… Para quê inventar ao instalar o Windows no Mac? É fácil! Porque “Windows é Windows”… o sistema operativo da Microsoft continua a dominar o mercado e ainda há algum software que apenas corre em Windows.



Requisitos

Antes de instalar Windows no Mac certifique-se que a sua máquina possui tudo o que é necessário para o fazer:
  • Mac com processador Intel
  • Um suporte de instalação do Microsoft Windows ou uma imagem de disco (ISO) com uma versão de 64 bits do Microsoft Windows 8 ou posterior (se estiver a instalar o Windows pela primeira vez, utilize um disco ou uma imagem de disco de instalação completa e não de uma atualização de versão)
  • Um teclado, rato ou trackpad Apple, ou um teclado e rato USB
  • Um mínimo de 55 GB de espaço livre na unidade de arranque
  • Pen USB vazia de 16 GB ou superior (se tiver um destes modelos Mac, não necessita de uma unidade flash).



Passo a Passo para instalar windows no Mac

Conhece o assistente Boot Camp? Esta aplicação está disponível na pasta Utilitários (dentro da pasta Aplicações) do seu Mac e vai ajudá-lo a instalar Windows no Mac como se fosse a tarefa mais fácil do mundo. Basta seguir as instruções apresentadas no ecrã para criar automaticamente as partições no disco de arranque e descarregar os controladores de software necessários para o Windows. É aqui que deve usar a pen USB vazia se tal lhe for solicitado.

O Mac vai ser reiniciado após a conclusão do assistente. Após o reinício, abre-se o instalador do Windows. Quando surgir uma caixa de diálogo a perguntar onde pretende instalar o Windows, selecione a partição com o nome de BOOTCAMP e clique em Formatar.

Tenha em atenção que este passo só é necessário se estiver a utilizar uma pen USB ou uma unidade óptica para instalar o Windows. Em todos os outros casos, a partição correta é selecionada e formatada automaticamente.

Já está? Agora basta seguir as instruções que lhe são apresentadas no ecrã para instalar Windows no Mac. No final da instalação, reinicie o computador. Já está! Agora já pode alternar entre os dois sistemas operativos como lhe convier.

Veja também: