Publicidade:

Os 7 instrumentos musicais mais fáceis de aprender a tocar sozinho

Quer aprender a tocar um instrumento, mas não sabe qual escolher? Apresentamos-lhe os instrumentos musicais mais fáceis de aprender.

Os 7 instrumentos musicais mais fáceis de aprender a tocar sozinho
Conhece-os?

Na verdade, nenhum instrumento é difícil ou fácil de tocar. Tudo depende da habilidade de cada um e, também, do empenho que tiver na prática do instrumento. Porém, há instrumentos musicais mais fáceis de aprender por serem menos complexos e exigirem um menor domínio ou coordenação.

Selecionámos, por isso, quais os instrumentos musicais mais fáceis de aprender a dominar e deixamos-lhe indicações importantes para saber por onde começar e onde ir buscar mais informações. “Não desistir” é o lema.

Os instrumentos musicais mais fáceis de aprender e apps para ajudar


1. Ukulele

ukelele

O ukulele é um instrumento havaiano que toda a gente adora, pois realmente as suas vantagens são muitas. É fácil de tocar, é barato e ainda é fácil de transportar. O ideal para um iniciante nestas lides da música, certo?

2. Guitarra

A guitarra é um dos instrumentos musicais mais tocados em todo o mundo e a sua prática diária aliada à visualização de alguns tutoriais na internet pode bem ser uma das formas de atingir o sucesso de um modo super rápido. Sendo um dos instrumentos musicais elementares, dominá-la abrirá portas para que possa dominar muitos outros instrumentos de corda.

3. Cavaquinho

O cavaquinho, assim como a guitarra, é um instrumento de cordas que, ao contrário do que possa parecer, não é de difícil aprendizagem, além de que com apenas alguns acordes consegue atingir uma melodia super agradável. Exige uma grande coordenação motora, pelo que se torna muito útil se o seu objetivo é explorar outros instrumentos musicais mais complexos. Pela sua simplicidade, é possível com a visualização de alguns vídeos aprender a tocá-la de forma praticamente autodidata.

​4. Bateria

Mais dispendiosa, mais ruidosa e de maior dimensão, a bateria é também um instrumento musical de aprendizagem acessível e muito importante para o aprofundamento dos conhecimentos musicais no geral. Isto, porque ela obriga a uma forte coordenação motora e a um minucioso controlo do ouvido. Ou seja, a bateria exige que quem a toca tenha uma atenção redobrada, pois será de sua responsabilidade ditar o ritmo da música.

5. Flauta doce

FlautaFonte: Pixabay/congerdesign

A flauta doce é um instrumento musical de sopro que emite um som bem suave. É relativamente fácil de tocar e, por isso, é ensinada às crianças, ainda na escola. Para começar, adquira uma flauta de plástico, podendo adquirir uma de madeira quando tiver maior domínio do instrumento.

6. Teclado

Aprender a tocar teclado é um desafio e cada etapa superada vai ser extremamente gratificante. Garantimos. Porém, a persistência é fundamental e cumprir cada passo é essencial. Por isso, comece por treinar a postura correta com que se deve sentar e fique a conhecer cada tecla do seu novo melhor amigo: o teclado.

7. Bongô

BongoFonte: Pixabay/fietzfotos

Aprender a tocar bongô requer, sobretudo, prática. É essencial treinar o ouvido para captar e acompanhar bem o ritmo, este instrumento é ideal para quem aprecia os sons latino-americanos. Se gosta de animar as festas com um pouco de salsa, este é o instrumento ideal para si.

4 dicas para uma aprendizagem autodidata

  1. ​Adira a grupos de facebook relacionados com os instrumentos que deseja começar a tocar. Esta é uma excelente forma de tirar dúvidas e partilhar conhecimento.
  2. Assista a tutoriais na internet e faça download de apps que ajudem na sua formação online.
  3. Tente, erre e volte a tentar. O processo de aprendizagem é mesmo assim e o importante é não desistir.
  4. Estabeleça as suas metas e prazos e faça por cumpri-los. Não queira dominar um instrumento musical a 100% de um dia para o outro.

Conseguimos aguçar ainda mais a sua vontade de aprender a tocar um instrumento? Esperamos bem que sim. Nos dias de hoje, com a proliferação de tutorias e apps na internet, é bem mais simples conseguir aprender a fazer quase tudo – e de forma autodidata. Se não tem dinheiro, nem tempo para despender em aulas e cursos intensivos de música, siga as nossas sugestões dos instrumentos musicais mais fáceis de aprender e pesquise, pois na internet vai encontrar todo o material de apoio necessário.

Veja também: