AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

9 dicas para ter inteligência emocional no trabalho

Sabia que o quociente emocional pode ser mais decisivo para o sucesso da sua carreira do que o quociente de inteligência (QI)?

9 dicas para ter inteligência emocional no trabalho
Garanta que a tem!

Preparado para uma nova aventura profissional?Existem estudos que garantem que os funcionários que têm inteligência emocional no trabalho são melhor avaliados do que os restantes. Por isso mesmo, está na hora de garantir que tem essas competências.  


9 dicas para ter inteligência emocional no trabalho


1. Descreva as suas emoções de forma precisa

A verdade é que dizer que se está a sentir “mal” é completamente diferente de dizer que se sente ansioso, frustrado ou até mesmo perplexo e, por isso, ter um vasto vocabulário emocional é algo que deve procurar atingir. As pessoas com inteligência emocional sabem gerir os seus sentimentos pois sabem exatamente quais são e, por isso, conseguem descrevê-los de forma precisa.



2. Conheça as suas fragilidades

As pessoas com inteligência emocional têm fragilidades, como toda a gente, o que as separa das demais é saber quais são, de forma a administrar os seus comportamentos em situações de necessidade. Procure conhecer os seus pontos fracos, bem como os seus pontos fortes, evite que as suas fraquezas o atrapalhem e utilize as suas forças a seu favor.



3. Seja um bom juíz

Saber interpretar, não só os sentimentos, como também as intenções dos outros é um sinal de inteligência emocional. Procure ser sensível aos problemas dos demais e, acima de tudo, perspicaz.



4. Não se deixe ofender facilmente

As pessoas emocionalmente inteligentes são seguras de si próprias e têm uma mente aberta, o que faz com que não se deixem ofender ou desmotivar facilmente. Seja autoconfiante e não deixe que lhe tirem a alegria!



5. Saiba dizer não

Ter inteligência emocional, para além de não se deixar ofender, significa saber colocar limites. Procure rejeitar tarefas ou compromissos de forma assertiva, por muito difícil que seja, pois isso irá beneficiá-lo(a), tanto a nível físico como mental.



6. Acredite em perdão

Aprenda a contemplar os seus próprios fracassos, sem ansiedade ou frustração, perdoe a si mesmo, bem como aos outros. Não guarde rancores, pois a mágoa e o rancor são ingredientes que levam a doenças e a altos níveis de stress. As pessoas com inteligência emocional dominam os seus próprios sentimentos, o que melhora as relações entre colegas e chefias no trabalho.



7. Seja generoso

Oferecer sem pedir nada em troca é uma característica de pessoas com inteligência emocional. Ajude os seus colegas de trabalho, sem pedir nada em troca, seja generoso e consiga assim construir relacionamentos fortes e duradouros.



8. Evite pessoas tóxicas

As pessoas com inteligência emocional, principalmente em situações de trabalho, procuram evitar pessoas tóxicas, no entanto, quando não é possível, o melhor é respeitar o ponto de vista da pessoa e procurar soluções que sejam positivas para ambas as partes.



9. Não procure a perfeição

A perfeição não é um objetivo das pessoas com inteligência emocional, pois estão cientes de que não existe. Pare de se queixar do passado, dos erros ou dos problemas e simplesmente siga em frente.
Faça mais pela sua carreira >>
Veja também: