Publicidade:

Intercooler: o que é e para que serve

Quer otimizar o seu carro e está interessado em incorporar um intercooler? Saiba aqui para que serve e descubra o que pode ou não fazer.

Intercooler: o que é e para que serve
Saiba como otimizar o motor do seu carro com um intercooler

Se é daqueles que gosta de fazer algumas alterações para melhorar o seu carro, aumentar a potência do motor ou torná-lo mais eficiente na altura da combustão, então deve considerar, seriamente, incorporar um intercooler. Porém, saiba desde já que a sua legalidade é, no mínimo, discutível.

Intercooler: o que precisa de saber

O intercooler é um componente que se pode incorporar no veículo, de relevante importância para motores turbo, uma vez que otimiza a performance e ajuda na economia do consumo do seu veículo. De forma simples, ajuda a resfriar o ar aquecido do compressor ou turbocompressor, antes de entrar no motor.

A sua principal função é tornar o ar mais denso, permitindo que mais combustível seja adicionado nos cilindros e, consequentemente, haja uma aumento do torque (ou binário do motor) e, também, da potência (cavalagem) do mesmo.

Ao mesmo tempo, todo este processo também permite outro benefício: como há uma melhoria na combustão, também acaba por se poupar em combustível. É o chamado dois em um.

Reprogramar a centralina

Embora o intercooler por si só permita melhorar a potência do seu veículo, a reprogramação da centralina, ainda que ilegal, é um aliado muito comum. Enquanto o primeiro melhora o sistema de combustão e, consequentemente, o funcionamento do motor, quando falamos em reprogramação da centralina referimo-nos à alteração (e otimização) do software do carro que controla o real desempenho do motor. Assim, estes dois mecanismos costumam complementar-se.

Legalidade

Quando, acima, referimos que a incorporação de um intercooler é de legalidade discutível, significa que todas as alterações aos componentes do veículos requerem não só a aprovação do IMT, mas também do fabricante.

Em caso de incumprimento poderá ter de pagar uma multa bastante pesada pela modificação, podendo chegar aos 6.000 euros.

Onde comprar um intercooler

Terá de incorporar um intercooler que se adapte ao seu motor. Poderá comprar um por 50 euros em segunda mão em sites de revenda, como o OLX, ou, se quer um novo, em lojas e sites dedicados.

Veja também:

Também lhe pode interessar: