Publicidade:

6 razões para ter a internet lenta no smartphone (e como solucionar)

A internet lenta incomoda muitos utilizadores de smartphones. Saiba quais as principais razões por trás do problema e como resolver.

6 razões para ter a internet lenta no smartphone (e como solucionar)
O problema da internet lenta pode ser fácil de resolver

Já se sabe: atualmente, o smartphone assume um papel preponderante no acesso à internet. Seja para aceder a redes sociais ou a apps e sites, é através do smartphone que grande parte dos utilizadores realiza as suas tarefas. O problema é quando temos internet lenta.

Sabe quando a internet começa a falhar ou a demorar muito a carregar os conteúdos? Já passou ou está a passar por isso? Então, vai gostar de, finalmente, conhecer 6 razões para ter a internet lenta no smartphone e saber o que pode fazer para resolver essa situação.

Internet lenta no smartphone: porquê e como resolver


acelerar velocidade da internet

1. Router mal posicionado

Um dos problemas para ter a internet lenta no smartphone pode ser completamente alheio ao próprio telemóvel. Um router mal posicionado não permite que o sinal da internet alcance a casa toda, principalmente quando há empecilhos – como paredes, portas ou chão – entre o sinal e o aparelho que o recebe.

2. Canal sobrelotado

Imagine que o router que tem em casa transmite o sinal no canal 10 e que o router do seu vizinho utiliza o mesmo canal para o efeito. Isto não significa que pode aceder à internet do seu vizinho e que o vizinho pode aceder à sua. Significa apenas que o canal pode estar congestionado, um problema que afeta a qualidade do sinal.

3. Rede lenta

O problema da internet lenta no smartphone pode estar na velocidade da própria internet. Se o provedor de sinal oferecer velocidades de internet bastante aquém daquilo que seria expectável, o smartphone também não vai fazer com que a velocidade seja melhor.

4. Cobertura 4G/3G fraca

No smartphone também pode aceder à internet através dos dados móveis e da rede 4G/3G que existe. Portugal possui uma cobertura bastante assinalável a este nível, mas o facto de possuir cobertura não quer dizer que esta seja forte em todos os locais. Há sítios em que o sinal de dados móveis pode estar disponível, mas com uma força bastante reduzida.

internet lenta no smartphone

5. Muitos acessos ao mesmo tempo

Se estiver num local em que muitos aparelhos estão a tentar aceder à internet, é natural que note um decréscimo da velocidade da internet – ou que o acesso não seja conseguido, de todo.

6. O smartphone é mesmo lento

O smartphone não pode ficar isento de culpas. Há aparelhos com alguns anos que deixam muito a desejar no que diz respeito à velocidade de processamento. Isto faz com que a utilização da internet fique lenta e o acesso seja demorado.

Veja também:

Nuno Margarido Nuno Margarido

Jornalista formado pela Universidade de Coimbra, assume-se uma pessoa curiosa e até a mais simples engrenagem ou linha de código o fascina. Os seus interesses dividem-se por vários mundos, com destaque para a tecnologia, o gaming, o vídeo, a fotografia e o cinema.