Investidor arrojado: como obter mais retorno?

Para obter mais retorno, o investidor arrojado tem assumir mais riscos. Pode não ser amanhã nem dentro de um mês mas investimentos com risco trazem retorno no longo prazo.

Investidor arrojado: como obter mais retorno?
Se quer mais retorno nos seus investimentos tem de investir com mais risco.

Recentemente deixámos algumas ideias e sugestões de investimentos para aquelas pessoas que têm algum dinheiro para investir mas que não gostam nada de risco. Dicas para iniciados na bolsa ou investidores conservadores. Hoje queremos focar algumas ideias importantes para o investiro mais arrojado, que quer mais retorno. De notar, contudo, que sempre que falamos de mais retorno temos de falar obrigatoriamente de estar na disposição de assumir mais riscos.


Até quanto está disposto a perder?

Antes de iniciar o seu esforço de encontrar investimentos que lhe possam trazer bons níveis de retorno deverá perguntar-se até quanto está disposto a perder? Pode parecer que está a inverter o processo mas deve sempre olhar para o lado da perda. Está disposto a perder 5%? 10%? 50%?

Saber o seu limite de perda vai ajudá-lo a definir o nível de risco que tolera. Com base nessa definição, está pronto a escolher os seus ativos. Se quer mais retorno vai ter de assumir mais risco. Se os seus investimentos são em produtos com baixo risco, provavelmente irá ter níveis de retorno medíocres.


TOME NOTA:
Diz-nos a história que o risco costuma compensar. Coloque-se algumas questões antes de investir, mas saiba que tem de conhecer as acções, produtos essenciais para obter maior retorno na sua carteira.

Quanto quer ganhar?

A segunda pergunta a que tem de responder é quanto quer ganhar? Claro que quer ganhar o máximo possível mas quais são os seus objectivos de retorno? Quanto dinheiro quer acumular no futuro? Mais uma vez, determinar os seus objectivos é um ponto fundamental para definir as classes de ativos que terá de comprar.


Os depósitos a prazo não o vão fazer ficar rico:

Investir em produtos com capital garantido não é solução para quem quer ficar rico. Nunca se esqueça que para alguém lhe garantir algum nível de retorno esse nível será muito baixo. Pense sempre que se lhe garantam 1% (como faz a maioria dos bancos) é porque irão utilizar o seu dinheiro para ganhar dez vezes mais. Está a dar aos bancos o privilégio de utilizar o seu dinheiro pagando quase... nada?


As acções trazem-lhe o retorno no longo prazo:

Se quer ganhar dinheiro tem de investir em produtos que lhe prometem níveis de retorno elevados no longo prazo. Diz-nos a história que as acções são os melhores produtos financeiros para atingir esse objectivo. Não se esqueça, contudo, que falamos da análise histórica e do longo prazo. Queremos com isto dizer que os retornos passados não são garantia para os retornos do futuro e que não pode querer ter os ganhos na semana, no mês ou mesmo no ano seguinte.


CFD, Warrants, Futuros... para quê?

Em Portugal tem aparecido uma nova moda. O investimento ou trading em produtos com nomes ou siglas esquisitas. Têm surgido inúmeras plataformas de transacção online que prometem a riqueza em pouco tempo. Já se questionou sobre os motivos por detrás do aparecimento destas plataformas todas? Não será porque os níveis de lucro dos seus donos são expressivos?

Sugerimos que invista apenas nos produtos que conhece e que sabe explicar facilmente. Se não lhe conseguem explicar o funcionamento de determinado produto em poucos minutos é porque o produto não lhe interessa.


Diversifique por diferentes segmentos de acções:

Ao sugerirmos a compra de acções sugerimos também que deve diversificar os seus riscos. Investir em instrumentos de investimento colectivo ao mesmo tempo que compra diferentes ativos. Pode comprar fundos de acções de Portugal, da Europa, dos EUA, dos mercados emergentes. Procure diversificar os seus riscos mas sempre consciente que as acções, mesmo que de diferentes países, tendem a ter retornos relacionados entre si.

Algumas questões, pontos de reflexão e sugestões para montar a sua estratégia de investimento mais arrojado para obter bons níveis de retorno no futuro.


Leia também: