Investidores Conservadores Vs. Investidores Arrojados

O seu perfil de investimento é o melhor. Pode ser um investidor conservador ou arrojado, o importante é perceber qual o seu perfil para poder tomar as melhores decisões. Investidores de sucesso colocam-se diversas perguntas. Saiba quais.

Investidores Conservadores Vs. Investidores Arrojados
Não há um perfil melhor do que o outro. Contudo, tem de saber as diferenças entre os dois perfis

No mundo dos investimentos, todos somos investidores arrojados no que toca aos retornos. Apesar de não gostarmos de riscos, ao vermos os outros enriquecer ou ao analisarmos o retorno exorbitante de alguns investimentos... queremos participar nele. Sendo uma reação lógica — todos queremos ganhar mais dinheiro, especialmente sem correr riscos — é uma pretensão que não é racional pois está a olhar para o passado. Existem diferenças entre os investidores conservadores e os investidores mais arrojados. Quais?


O que é um investidor conservador?

O investidor conservador é aquele investidor que não gosta de correr riscos. Não se preocupa se o seu investimento não tem um grande retorno uma vez que a sua preocupação é a preservação do capital. Em suma, não quer correr riscos e fica preocupado com a possibilidade de vir a perder o seu dinheiro.


O que é um investidor arrojado?

No ponto oposto dos investidores conservadores estão os investidores arrojados. Pessoas que também gostam de dinheiro (todos gostamos) mas que não se importam de correr riscos na expetativa de obterem retornos mais ambiciosos.


Qual o melhor perfil?

Não há um perfil que seja melhor do que o outro. O melhor perfil é o seu perfil, uma vez que é o leitor que irá ter de viver com as consequências das suas decisões. Para o bem e para o mal.


O que há em comum nos dois perfis?

Contrariamente ao que muitas pessoas podem ser levadas a pensar, é muito difícil enriquecer com o investimento em bolsa. Claro que os investidores arrojados tenderão a ganhar mais dinheiro do que os investidores mais conservadores, pelo menos no longo prazo. Contudo, é a postura ou os hábitos de poupança que o vão fazer acumular património. Com os investimentos e com os mercados financeiros poderá rentabilizar e fazer crescer esse património.


Onde costumam investir os investidores conservadores?

Os investimentos típicos dos investidores conservadores são os depósitos a prazo, os certificados de aforro, fundos de tesouraria ou liquidez e produtos de capital garantido. Poderão investir em algum produto um pouco mais arrojado mas nunca mais de 10% do total da sua carteira. Muitas vezes são tentados a comprar produtos estruturados pois não sabem que estes produtos são ideais para que os bancos lhe fiquem com muito do seu dinheiro em comissões.


Onde costumam investir os investidores arrojados?

Os investidores arrojados costumam ter a maior parte do seu dinheiro investido em ações. Compram ações diretamente numa corretora online ou compram fundos de investimento. Poderão comprar produtos menos arrojados mas fazem-no numa lógica de diversificação da carteira e tipicamente numa pequena percentagem do seu património.

Qual o seu perfil? Onde gosta de investir o seu dinheiro? Tem receio de perder o seu dinheiro ou gosta de arriscar para poder obter retornos mais interessantes? Antes de iniciar os seus investimentos deverá responder a estas questões. Tenha sempre em mente que o dinheiro serve um propósito e que não se deve preocupar demasiado com ele. Somos nós que controlamos o dinheiro e não o dinheiro que nos controla a nós...


Veja também: