Investir na Bolsa – Dicas para iniciados

Os iniciados na bolsa podem facilmente perder o controlo. Apresentamos algumas dicas e conceitos para uma primeira experiência positiva.

Investir na Bolsa – Dicas para iniciados
Dicas para os menos experientes que querem ser bem-sucedidos na bolsa

As primeiras experiências no mundo da bolsa são das mais marcantes. É certo que a bolsa, a subida e descida das ações e as emoções que lhes estão associadas são suficientes descargas de adrenalina, especialmente para os iniciados. Tudo é novidade. Todas as experiências marcam. E é importante que estas experiências sejam acompanhadas de reflexão para uma aprendizagem mais sólida e coerente.

Dito isto, e para que a sua experiência de investimento seja positiva, sugerimos um conjunto de dicas antes de iniciar as suas compras.


Escolha uma boa plataforma de investimento:

Antes de investir tem de decidir qual a plataforma de investimento que melhor poderá servir as suas necessidades. Apesar da generalidade dos bancos ter a sua plataforma assente na plataforma do SaxoBank — uma plataforma bastante eficiente — a oferta entre bancos pode ser bastante diferenciada para quem quer investir. O fundamental é analisar as comissões, a informação disponibilizada (análises de mercado, análises de ações, ideias de investimento) e a usabilidade do site (existem sites que são verdadeiros quebras cabeças). Neste contexto, a oferta dos bancos online costuma ser diferenciada e bastante competitiva.


TOME NOTA:
Siga um conjunto de dicas de investimento se quiser ser bem-sucedido na bolsa de valores. A bolsa pode gerar ótimas experiências mas deverá ter cautelas para que uma boa experiência não se transforme num pesadelo.

Estudo detalhado:

A compra de uma ação implica estar a comprar uma parcela de uma empresa. Ao comprar uma peça de vestuário as pessoas analisam diversas características da roupa. Visitam diversas lojas. Comparam preços. Fazem análises cuidadas. Infelizmente, quando falamos de comprar empresas a análise é feita mais com base em feeling, em senso comum, nas dicas dos amigos, entre outros.

Quem investe na bolsa tem de analisar as empresas. Analisar os relatórios e contas. A estratégia da empresa, o mercado onde está inserida. Não é fácil, mas é essencial para aumentar a probabilidade de sucesso dos seus investimentos. Para facilitar esta tarefa existem relatórios feitos por bancos de investimento com recomendações para o médio-longo prazo.


Não invista dinheiro que lhe faz falta:

O investimento em bolsa é um investimento com risco. O pior que poderá acontecer é perder o dinheiro de que precisa para viver. A nossa sugestão passa pelo investimento do dinheiro que lhe sobra. E caso queira comprar ações tenha em atenção que deve investir com prazos mais alargados.


Diversifique:

Não compre apenas uma ação. Compre várias. Aumenta o trabalho de análise mas espalha o seu risco por diversos ativos, o que permite dar-lhe um conforto adicional. Esta máxima é a típica "não coloque os ovos todos no mesmo cesto". E o mais importante é que não está apenas a reduzir o risco como está a melhorar a relação risco/retorno da sua carteira.


Se parecer demasiado bom... desconfie:

Nos mercados financeiros não existe oportunidades evidentes. Não existem apostas certas e sem risco. Existe sim uma correta gestão de expetativas e gestão de riscos. Se um investimento parecer demasiado bom e uma aposta certa, por que motivos os outros investidores não o descobriram? Se está a iniciar-se no mundo dos investimentos, procure ser humilde e perceber que é muito difícil saber mais do que o mercado. Pode ter sorte e acertar algumas vezes mas...


Defina regras:

Uma última ideia passa pela necessidade de definir regras de atuação. Nomeadamente, regras que o obrigam a vender um ativo que esteja a desvalorizar demasiado. Regras que o forcem a vender uma ação que poderá estar a aproximar-se de formar uma bolha. E regras de diversificação dos seus investimentos.

O mundo dos investimentos é fascinante mas deverá ter algumas cautelas se quiser ser bem-sucedido. Finalmente, nunca se esqueça de ter expetativas moderadas. Se quiser ganhar fortunas o mais provável será assumir demasiado risco e registar perdas avultadas.


Veja também: