AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Vale ou não a pena investir numa pós-graduação?

Cada vez mais profissionais decidem investir numa pós-graduação. Saiba qual o fator de atração deste tipo de formação.

Vale ou não a pena investir numa pós-graduação?
A formação nunca é demais.

Alguma vez equacionou investir numa pós-graduação?

Bem se o fez, saiba que não foi o único. São cada vez mais os profissionais que decidem apostar na sua formação e – não raras vezes – a pós-graduação é a opção escolhida, para adquirir ou reforçar competências e conhecimentos.
 

O que é uma pós-graduação?

Dito de forma simples, uma pós-graduação é – nada mais, nada menos que – um curso de especialização focada no desenvolvimento de competências específicas. Tratam-se de formações mais técnicas que permitem desenvolver um conjunto de ferramentas úteis para o trabalho propriamente dito.

Em termos de duração e preços, a pós-graduação está sempre dependente da instituição que a ministra.

Esta formação, ainda que requeira estudos superiores para a ingressão, não confere qualquer grau académico. Daqui leva “apenas” um Diploma de Estudos Pós-Graduados ou especializados.

 

A quem é dirigida este tipo de formação?

A pós-graduação destina-se, em geral, a pessoas que já tenham concluído um curso superior e que pretendem especializar-se numa determinada área científica. Neste grupo podemos incluir profissionais já no ativo e/ou com vastos anos de experiência ou jovens recém-licenciados. Ou seja, podem candidatar-se a uma pós-graduação;
  1. Pessoas com licenciatura ou equivalente legal;
  2. Titulares de grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos, organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha, por um Estado aderente a este processo;
  3. Titulares de grau académico superior estrangeiro reconhecido pela instituição a que se candidata, como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado; 
  4. Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, reconhecido pelo pela instituição que irá ministrar a pós-graduação, como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos. 
 
 

O que procurar numa pós-graduação?

A regra para escolher uma pós-graduação é simples: analise e determine as competências que necessita de desenvolver ou áreas que pretende aprofundar.

A oferta essa é muito vasta. Uma rápida pesquisa pelos sites de universidade ou institutos politécnicos e vai ter acesso às mais variadas opções.

As pós-graduações têm a grande vantagem possibilitar aceder a áreas distintas das de formação de raíz. Por exemplo, muitos profissionais, como gestores com outra formação de base de – por exemplo – engenharia acabam por ter nas pós-graduações a possibilidade de adquirir as competências necessárias para desempenharem funções de gestão.

 

Vale a pena?

A resposta é sempre subjetiva, mas sim, pode dizer-se que sim, investir numa pós-graduação vale sempre a pena. Afinal, vai estar a desenvolver o seu leque de conhecimentos e competências e como sabemos, no mercado atual, tudo conta para se destacar. E uma boa formação académica nunca é demais.
Valorize-se profissionalmente... Saiba como com o nosso Simulador de Emprego e Formação >>
Veja também: