Publicidade:

iOS 12: data de lançamento e 7 possíveis novidades

O lançamento do iOS 12 já tem data marcada. A nova versão vai-se focar principalmente em resolver problemas de performance e qualidade. Conheça os rumores.

iOS 12: data de lançamento e 7 possíveis novidades
O iOS 12 vai trazer novidades ao nível da performance

O iOS 12 é o próximo sistema operativo para dispositivos móveis da Apple e vai ser lançado em setembro de 2018. Este novo sistema operativo para iPhone e iPad vai ser primeiro apresentado em junho, numa versão beta, no Apple Apple Worldwide Developers Conference 2018.

O iOS 12 vai lidar com melhorias de performance e qualidade, focando-se na estabilidade e correção de bugs. Para além disto, há hipóteses de haver a introdução de novas funcionalidades, como o AirPlay 2 e melhorias no FaceTime.

Conheça as (possíveis) novas funcionalidades do iOS 12


ios

Qualidade e performance: confirmado

De acordo com um relatório da Axios, o engenheiro chefe de software da Apple, Craig Federighi, disse à sua equipa, numa reunião em janeiro de 2018, que a Apple decidiu adiar o lançamento de algumas novas funcionalidades do sistema operativo em que estava a trabalhar para dar prioridade à resolução de problemas relacionados com performance e qualidade.

Assim, a marca da maçã está a focar-se mais na estabilidade e correção de bugs e também em tornar os iPhones mais “responsive”, de modo a que sejam menos propícios a causar problemas aos utilizadores.

Esta nova prioridade de trabalho pode dever-se às vulnerabilidades e bugs que se verificaram no iOS 11 desde o seu lançamento, em setembro de 2017.

AirPlay 2: possibilidade

Esta será uma atualização que irá permitir multi-room audio (uma potencial característica do HomePod). Havia compatibilidade para o AirPlay 2 nas primeiras versões beta do iOS 11.3, que eventualmente desapareceu, o que pode significar que esta atualização foi adiada até ao iOS 12.

Integração do Shazam: possibilidade

shazam no ios 12Fonte da imagem: iTunes/Divulgação

Espera-se que o novo sistema operativo incorpore o Shazam no iPhone e iPad, uma vez que a Apple adquiriu esta empresa no final de 2017.

Controlo parental: possibilidade

É possível que a Apple se preocupe mais com controlo parental. Uma das possibilidades de melhorias desta funcionalidade é a colocação de password (ou desbloqueio através de Touch ID) em algumas aplicações. Atualmente, é possível bloquear documentos nas Notas, mas não noutras apps.

Chamadas no FaceTime entre vários utilizadores: possibilidade

A Apple pode estar a trabalhar em lançar uma funcionalidade no FaceTime já há muito solicitada pelos utilizadores: chamadas entre várias pessoas (como no Skype, por exemplo). Outra novidade que pode surgir no FaceTime é a possibilidade de partilha de ecrã entre utilizadores (algo que também já se faz no Skype).

Realidade aumentada: possibilidade

WikiFonte da imagem: Wikimedia Commons

Espera-se que a Apple aposte em funcionalidades de Realidade Aumentada e que o ARKit seja potenciado no novo sistema operativo.

Vários utilizadores num só dispositivo: possibilidade

O iPhone é um gadget pessoal e de utilização individual. O mesmo pode não é verdade para o iPad que pode, por exemplo, ser usado por vários elementos da família. Os utilizadores também têm sugerido que haja a possibilidade de ter mais do que uma conta de utilizador neste equipamento e esta pode ser uma das novidades do iOS 12, cuja data de lançamento está prevista para setembro de 2018.

Veja também:

Ana Duarte Ana Duarte

Jornalista e gestora de comunicação no projeto Patient Innovation, Ana Duarte é mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. A sua paixão pela escrita começou cedo, quando aprendeu a escrever e começou a criar os seus próprios jornais. Interessa-se por tecnologia, desporto, cinema e literatura.