iOS 9: lançamento e funcionalidades

Já chegou o iOS 9. E traz diversas inovações que lhe vão fazer crescer água na boca. 

iOS 9: lançamento e funcionalidades
Diga olá ao mais recente iOS

A Apple já anunciou o lançamento do iOS 9, a mais recente versão do sistema operativo para iPhones e iPads. E o novo iOS traz diversas novidades que prometem abalar o mundo dos smartphones. Quer saber porquê?
 

iOS 9: lançamento e características


Data de lançamento
Como é normal no mundo da tecnologia, o iOS já foi disponibilizado a diversas pessoas responsáveis por desenvolver e testar a fiabilidade do mesmo. Apresentado no passado dia 8 de junho, na Apple’s Worldwide Developer Conference, o novo iOS sairá para as ruas em julho, numa versão beta disponível para todos. Ora, esta versão ainda não é definitiva e deverá ter, certamente, alguns erros. O melhor mesmo é esperar pelo último trimestre do ano, altura em que deverá ser lançado o novo iPhone juntamente com a versão definitiva do novo iOS 9.
 
Preço
Tal como já aconteceu com as versões anteriores do sistema operativo, cada utilizador poderá atualizar para o iOS 9 de graça.

Espaço que ocupa
Ficámos tentados em ligar para a Apple para perceber como é que a empresa da maçã conseguiu melhorar o seu sistema operativo e reduzir drasticamente o tamanho que este ocupa no dispositivo. Bastante diferente das versões anteriores, que ainda ocupavam bastante espaço, o iOS 9 promete ocupar apenas 1.8GB de espaço. Longe de outras versões que ocupavam 4.6GB… uma vitória para a Apple, portanto.

Compatibilidade
Se o seu dispositivo Apple utilizar um processador A5 então pode ficar descansado. Vai mesmo conseguir atualizar o sistema operativo. O iOS 9 está disponível para todos os iPhones a partir do iPhone 4s, do iPad 2 para cima, para os três iPads mini e para o iPod Touch de 5ª geração.

 

Inovações e funcionalidades

Siri… cada vez mais inteligente
A assistente pessoal está cada vez mais inteligente. E para além de mais inteligente, apresentando, por exemplo, fotografias tendo em conta o local e a altura em que foram tiradas, a Siri também é mais proactiva sugerindo-lhe, por exemplo, eventos para guardar no calendário. A Apple afirma que com o iOS 9, a nova Siri será 40% mais rápida e 40% mais fiável.

Apple Pay… começa a crescer
O sucesso é evidente. Por isso, o melhor a fazer é não ficar por aqui. E por aqui queremos dizer por território norte-americano. O Apple Pay chega ao Reino Unido em julho e promete ser o primeiro passo da expansão do Apple Pay e nos pagamentos feitos por plataformas móveis.

Multitask
O multitasking ou, em português, a capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo está cada vez mais facilitada. A possibilidade de ter diferentes apps abertas no mesmo ecrã é maior do que nunca. Agora pode estar a trabalhar ou a navegar na internet no lado esquerdo do ecrã do seu dispositivo e conversar com os seus amigos no lado direito.

Apple News
A Apple News surge para substituir a Newsstand. A interface parece ser bastante mais elegante e extremamente adaptada aos dispositivos móveis. Infelizmente a aplicação não vai estar logo disponível em território português e teremos ainda de esperar um pouco para a poder utilizar.

Apple Music
No artigo em que comparamos o Apple Music ao Spotify já estivemos a analisar as novidades e tudo o que a nova app da Apple vem mudar no mercado musical. O Apple Musica é mais uma das grandes novidades integradas no novo iOS 9.

Novo teclado
Agora vai ser mais fácil de saber se tem o Caps Lock ativo ou não uma vez que, quando ativo, as letras do seu teclado estarão em maiúsculas. Se estiver desligado? Minúsculas.

E muitas, muitas mais inovações. A Apple não parece querer ficar para trás no mundo tecnológico dos dispositivos móveis e do concorrente Android M. Se queria uma boa razão para desejar que o verão passasse rápido… aqui está ela. Suspire connosco: “Nunca mais chega o iOS 9…”


Veja também: