iPad lento? Saiba o que pode fazer

Um iPad lento não é algo assim tão incomum. Mas sabe o que pode fazer para resolver e prevenir este problema?

iPad lento? Saiba o que pode fazer
Soluções para um problema comum

De levar as mãos à cabeça! É tão chato quando os nossos dispositivos eletrónicos começam a parecer caracóis, não é? E um iPad lento? É mais do que normal, não se preocupe. Apesar de tudo, há sempre soluções para todos os problemas. Ou quase todos… Saiba o que pode fazer se o seu iPad demorar a responder às ordens que lhe dá e como o pode manter sempre em “velocidade de cruzeiro”
 

Porque é que o seu iPad está lento? Pode haver várias razões…

  • Tem muitas apps abertas e a correr ao mesmo tempo;
  • A memória está cheia;
  • Depois de tanto uso, o seu sistema pode estar cheio de “lixo”;
 
 

O que fazer para resolver?

 

1. Tente manter o seu iPad sempre atualizado

Se possível, procure instalar o iOS mais recente no seu dispositivo porque este traz sempre mais benefícios. Porém, fique ciente de que os iPads também têm um tempo útil de vida e que nem todos aguentam as versões mais recentes do sistema operativo da Apple.

 

2. Remova apps desnecessárias!

Isto parece ser algo trivial e desnecessário de dizer mas acredite que muitos utilizadores continuam a instalar apps para utilizar uma única vez e depois as deixam instaladas porque… bem, só porque sim! Remova as apps desnecessárias que para além de estarem a ocupar espaço no seu iPad, também o estão a deixar bastante lento.

 

3. Procure limpar a cache do Safari

Sabe o que isso é? Não? Limpar a cache é como despejar o “lixo” que vai acumulando. Fique a saber que sempre que visita um site qualquer na web, o mais natural é que o seu iPad guarde informação sobre o mesmo. Agora imagine a quantidade de informação que o seu iPad guardou durante… dois anos? Consegue perceber porque é que tem um iPad lento? 
Vá às definições > Safari > Limpar histórico e dados.

 

4. Sincronize as fotografias com a “nuvem” e limpe espaço no seu iPad

Grande parte da memória do seu dispositivo pode estar a ser ocupado não por apps mas por fotografias, vídeos e todo o tipo de multimédia. Procure manter-se sempre sincronizado com a “nuvem” para que possa libertar espaço no iPad. Ainda não sabe quais são os melhores serviços cloud?

 

5. Reinicie o seu iPad

Todos os dispositivos eletrónicos precisam de um pouco de descanso. Depois de muitas horas ligado, o seu iPad pode precisar de descansar por breves momentos.

 

6. Experimente o PhoneClean

Pode fazer backup dos seus ficheiros mais importantes e utilizá-lo para “varrer” todo o “lixo” que se encontra no seu iPad.

 

7. Restaure para as definições de fábrica

Isto fará com que o seu iPad pareça novinho em folha! Mas, cuidado… Não opte por esta solução a não ser que não haja nada a fazer. É que se o fizer, tudo o que tiver instalado e guardado no seu iPad vai desaparecer. Nada como ter a sua conta Apple sincronizada para recuperar tudo depois, certo?
Vá a definições > Geral > Reset > Apagar 


Veja também: