Tenho o iPhone desativado. E agora?

Tem o iPhone desativado? Explicamos-lhe por que razão isso pode acontecer e mostramos-lhe ainda como pode voltar a ativá-lo.

Tenho o iPhone desativado. E agora?
Há mais do que uma solução para reativar o iPhone

Tem o iPhone desativado mas pode tentar outra vez dentro de um minuto. Alguma vez lhe aconteceu? Tenha cuidado, ainda há possibilidade de o bloquear por completo e de o deixar entregue apenas às chamadas de emergência.

Em qualquer um destes cenários, a causa é sempre a mesma: errou a password para aceder ao seu iPhone demasiadas vezes. Embora esta seja uma boa medida de segurança para impedir que alguém aceda ao dispositivo, é algo que também se pode virar contra o próprio utilizador em algumas ocasiões.

Se isso lhe aconteceu ou se está a ver essa mesma mensagem e está preocupado, não desespere. Há maneiras de resolver este problema.

Tem o iPhone desativado? 2 opções para reativá-lo


Recorra ao iTunes

1. Ligue o iPhone ao computador e abra o iTunes;

2. Selecione o dispositivo pretendido e aceda ao “Sumário” do mesmo. Nas opções disponíveis, clique no botão que diz “Restaurar”;

3. Se tudo correr bem, o iTunes vai pôr o iPhone como novo. Depois disso, basta sincronizar o dispositivo com a iCloud e restaurar todos os contactos, fotografias, aplicações e muito mais.

Se não resultar, faça a “restauração” do iPhone

Se isso não resultar ou se nunca sincronizou o iPhone com o iTunes, a melhor coisa a fazer é fazer uma “Recuperação” do dispositivo. Como é que se faz isto?

1. A primeira coisa a fazer é ligar um cabo usb ao computador. Calma, ainda não é preciso ligar ao iPhone. Está feito?

2. Desligue o iPhone. Basta pressionar durante algum tempo o botão Repouso (hold button) até que lhe apareça essa opção. Se isso não funcionar, carregue no mesmo botão e no botão Início (home button) ao mesmo tempo para forçar o dispositivo a desligar.

3. Quando conseguir fazer isso, pressione continuamente o botão Início e ligue o cabo usb. Continue a pressionar o botão mesmo depois de o iPhone ligar. Para quê? Para que apareça no ecrã o logótipo do iTunes ou um cabo usb. Quando uma dessas coisas aparecer, significa que o iPhone entrou em modo “Recuperação”.

4. No computador, o iTunes vai avisá-lo que o dispositivo está em modo “Recuperação” e perguntar-lhe o que quer fazer. Pode repor as definições de fábrica ou, se tem sido uma pessoa cuidadosa, recuperar para um backup que tenha feito recentemente.

Depois de conseguir reativar o iPhone deve pensar em duas coisas essenciais. Em primeiro lugar, escolha uma password segura, mas mais fácil para não se esquecer e não voltar a cair no mesmo erro. Se a culpa não foi sua, veja se mantém o seu iPhone debaixo de olho para não voltarem a tentar aceder ao seu dispositivo.

Veja também:

Nuno Margarido Nuno Margarido

Jornalista formado pela Universidade de Coimbra, assume-se uma pessoa curiosa e até a mais simples engrenagem ou linha de código o fascina. Os seus interesses dividem-se por vários mundos, com destaque para a tecnologia, o gaming, o vídeo, a fotografia e o cinema.