Publicidade:

Iphone vai bloquear notificações enquanto conduz

A Apple vai lançar em breve a nova funcionalidade para bloquear as notificações do iPhone enquanto se conduz. Curioso? Nós explicamos tudo.

Iphone vai bloquear notificações enquanto conduz
Saiba mais pormenores

Está por semanas a chegada do novo sistema operativo para iPhone, o iOS 11. Cada vez mais atenta aos hábitos dos seus utilizadores, a Apple vai introduzir uma nova funcionalidade para bloquear as notificações do iPhone enquanto se conduz.

Chama-se Do Not Disturb While Driving (DNDWD), algo como “Não incomodar enquanto conduzo” na nossa língua-materna, e vai permitir travar todas as notificações que cheguem aos dispositivos móveis enquanto os utilizadores estão a conduzir.

Para o gigante das telecomunicações, o objetivo é reduzir as distrações tecnológicas durante a condução.

DNDWD: nova funcionalidade para bloquear as notificações do iPhone enquanto conduz

falar ao telemóvel enquanto conduz

Esta pode não parecer uma ideia inovadora, já que bastantes utilizadores dirão que basta colocar o aparelho em “Modo Voo” ou “Modo Não Incomodar” para deixar de receber as notificações do iPhone enquanto se conduz.

Ainda assim, a DNDWD tem um funcionamento distinto. Este novo recurso do sistema operativo iOS 11, assim que estiver ativo, enviará duas respostas automáticas para todos os que tentarem entrar em contacto com o utilizador/condutor: a primeira avisará o remetente de que o modo “Não Perturbar” está ativo e, de seguida, receberá uma nova mensagem a informar que  poderá contactar o condutor se for mesmo importante através do código “urgente”.

Este sistema de bloqueio funcionará sempre que o dispositivo estiver emparelhado com o veículo através de Bluetooth e, se o utilizador se esquecer de ativar a funcionalidade, o sistema de GPS informará o dispositivo que se encontra em movimento e o desbloqueio tornar-se-á mais difícil.

Para quem não dispensa as aplicações de navegação, como é o caso do Google Maps, o DNDWD permitirá a utilização das mesmas desde que o destino seja colocado antes do início da condução (já que a tela do telefone será bloqueada imediatamente a seguir).

Suporte técnico? Só para alguns

O iOS 11 e a nova funcionalidade para bloquear as notificações do iPhone enquanto se conduz chegam em setembro, mas não será para todos os aparelhos da “marca da maçã”.

A Apple já anunciou que vai deixar de prestar suporte técnico para os iPhone 5, 5c e para o iPad 4. Assim sendo, o novo sistema operativo só estará disponível para os equipamentos lançados a partir do modelo 5S e, mesmo nesses, algumas aplicações poderão apresentar alguns problemas.

O motivo é simples: todos os aparelhos produzidos antes do iPhone 5S têm processadores 32-bits, algo que a Apple já deixou de produzir desde 2013, com a entrada dos chips 64-bits.

A Apple também já confirmou que vai descontinuar o suporte técnico para os iMac com processadores 32-bit e que o Mac OS High Sierra é o último a contar com esse suporte, já que a partir de junho do próximo ano todas as aplicações disponíveis na Mac App Store deverão ser de 64-bit.

Veja também: