Publicidade:

6 vantagens em ir de bicicleta para o trabalho

Costuma ir para o escritório de carro ou transportes públicos? Conheça aqui as vantagens de ir de bicicleta para o trabalho.

6 vantagens em ir de bicicleta para o trabalho
Ser saudável e poupar dinheiro

Ir de bicicleta para o trabalho é uma prática com bastantes apoiantes em certos países da Europa, mais a norte. Em Portugal, ainda não é tão popular, apesar de já estar com um número considerável de adeptos. Afinal, o hábito tem imensas vantagens, tanto para a saúde do ciclista, como para a da carteira – sem esquecer do ambiente.

É verdade que fatores como o tipo de terreno, de estrada, o hipotético transporte de crianças e as condições climatéricas podem ser condicionantes. Mas, com o equipamento apropriado, é uma questão de prática e hábito ir de bicicleta para o trabalho. Sobretudo, quando se nota uma preocupação por parte das entidades locais em preparar as vias para este velocípedes.

6 vantagens em ir de bicicleta para o trabalho

bicicleta para o trabalho

1. Anti-stress

Uma das grandes vantagens em ir de bicicleta para o trabalho é sem dúvida evitar o trânsito que não ajuda nada a começar bem o dia. Desde que cumpra as regras de trânsito, circular com bastante mais liberdade, em contacto com ar puro e sem passar pela carga negativa de passar os primeiros momentos do dia preso no carro.

2. Exercício físico

É uma excelente forma de praticar um exercício físico moderado e ajuda no combate ao sedentarismo. Já vai passar o dia sentado, por que não começar com alguma atividade? Queima calorias, fortalece os músculos, a resistência física aumenta. É uma excelente forma de aumentar os níveis de energia e começar o dia a praticar exercício.

3. Poupança

Optar por este meio de transporte ajuda a poupar uma quantia considerável. Não tem de se preocupar com combustíveis, nem com manutenção ou estacionamento. Também não tem de pensar em carregar o passe mensal ou cartões de transporte e não sofre com os atrasos do autocarro. O investimento inicial na bicicleta, equipamento de segurança e corrente para estacionar são recuperados rapidamente. Ou pode optar por alugar uma bicicleta, o que ainda significa uma poupança maior.

4. Transporte amigo do ambiente

Menos carros significa menos emissões de dióxido de carbono para a atmosfera, ar mais limpo e saudável para todos. Não há transporte melhor para o meio ambiente do que a bicicleta.

5. Melhoria da produtividade laboral

Evitar o trânsito e colocar já uns minutos de exercício físico na rotina matinal, melhora sem dúvida a disposição de uma pessoa. Alegria e boa disposição que se refletem num local de trabalho saudável e agradável, com vontade de trabalhar e com a mente calma, relaxada e organizada para o fazer.

6. Prazer

Apreciar a paisagem, não estar restringido ao espaço de um carro, autocarro ou metro, sentir o ar fresco (mesmo em dias de chuva), contribuem para uma sensação de prazer, liberdade e felicidade.

Veja também:

Júlia Rocha Júlia Rocha

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, sempre se deu bem com os livros, teclados de computador e canetas. A importância da palavra escrita num mundo tecnológico, aliada à história, ao cinema, literatura e televisão, são os seus maiores campos de interesse.