Isenção de IUC para carros antigos: o que saber

Nem todos podem beneficiar de isenção de IUC para carros antigos, mas quando reunidas certas condições pode vir a ter este benefício.

Isenção de IUC para carros antigos: o que saber
Saiba se pode vir a beneficiar da isenção.

Quem tem um carro que já conta com alguns anos certamente vai gostar de ficar a saber que existe isenção de IUC para carros antigos, desde que estes cumpram certos requisitos. A isenção do Imposto Único de Circulação (IUC) pode vir a ser muito útil, pois todos os euros contam. Saiba mais acerca desta isenção do imposto, e como pode vir a beneficiar dela.
 

Isenção para carros clássicos

Segundo o Código do Imposto Único de Circulação, podem beneficiar de isenção: 
  • “Automóveis e motociclos que, tendo mais de 20 anos e constituindo peças de museus públicos, só ocasionalmente sejam objecto de uso e não efectuem deslocações anuais superiores a 500 quilómetros;”

Isto significa que a isenção do IUC para carros antigos não se aplica apenas com base na idade do carro, pois é necessário também percorrer menos de 500 quilómetros por ano, e ter estatuto de peça de museu público.
 

Obter a certificação

Para preencher os requisitos da isenção de IUC para carros antigos é necessária a certificação do carro enquanto clássico. Esta pode ser obtida ao contactar uma das seguintes organizações:
Apenas conseguirá obter a certificação junto de uma destas organizações caso o seu carro seja de verdadeiro interesse histórico. Note que o estado em que o carro está, e algumas características como o ser ou não raro, a relevância afetiva e a sua qualidade podem influenciar o seu valor histórico, que o ajudará a beneficiar de isenção de IUC para carros antigos.

 Para saber se tem um carro que pode ser considerado histórico, basta contactar uma das instituições referidas acima. Afinal, não custa nada perguntar.


Seguro automóvel para clássicos

Se o seu carro tiver mais do que 25 anos, estiver devidamente inspecionado, e se possuir outro veículo que usa para se deslocar, pode ainda vir a beneficiar de vantagens no seguro automóvel. Podem ser exigidas mais condições, mas tendo um carro considerado clássico tem a ganhar.

As seguradoras costumam ter uma lista de carros que consideram ser clássicos, e se o seu estiver certificado por uma das entidades referidas acima, vale a pena contactar uma seguradora para poupar mais uns euros no seguro.

Note que se fizer o seguro automóvel para clássicos deve prestar atenção aos limites de utilização, pois apesar de ter um limite imposto para beneficiar de isenção de IUC para carros antigos, pode ter outro tipo de limites impostos pela seguradora.


Veja também: