Saiba quais os carros que beneficiam do IUC antigo

Dependendo da data de matricula do carro, mesmo sendo do mesmo ano, o valor do imposto a pagar é bem diferente. O IUC antigo é pago até junho de 2007.

Saiba quais os carros que beneficiam do IUC antigo
Mesmo modelo pode ter dois valores diferentes de IUC

O Imposto Único de Circulação (IUC), nome que dado ao antigo selo do carro, é um imposto que responsabiliza os condutores dos automóveis pelas emissões de CO2 que prejudicam o ambiente. Embora o valor do IUC seja fixo para cada tipo de carro, ao longo dos anos tem sofrido diversas alterações após cada Orçamento de Estado. Assim, é importante que perceba que existe um IUC antigo e um novo e que, dependendo da data de matricula do carro, mesmo sendo do mesmo ano, o valor do imposto a pagar é bem diferente.

É importante clarificar que um carro usado com matricula até junho de 2007 paga o IUC antigo. Já um veículo em que a matricula tenha data a partir de julho de 2007 vai pagar o novo IUC que, que na sua forma de cálculo, privilegia os carros menos poluentes.

IUC antigo e IUC novo

Para melhor explicar como funciona, fica o exemplo de um automóvel com motor a diesel de 1.6 cilindrada. Um proprietário de um automóvel com esta cilindrada que tenha sido matriculado antes de junho de 2007,  paga o IUC antigo (42€ aproximadamente). Mas se o mesmo modelo tiver a data da matrícula após de julho de 2007 o proprietário paga o IUC novo, mais ou menos 125€.

Resumindo, o mesmo modelo de veículo pode ter dois valores diferentes de IUC consoante a data de matricula, antes de junho de 2017 e depois de julho de 2007. Se tem dúvidas consulte um dos muitos simuladores que existem na Internet, como é o caso do simulador da Associação Nacional do Ramo Automóvel.

Como é calculado o IUC

Para se encontrar o valor do IUC a pagar são tidos em conta três fatores:

  • Ano/mês da matrícula
  • Cilindrada
  • Emissões de dióxido de carbono (CO2)

Este imposto é pago todos os anos, incide sobre a propriedade de um veículo, e deve ser pago até o automóvel ser abatido. O pagamento do IUC deve ser efetuado no mês da matrícula do veículo ou no mês anterior. Existem tabelas específicas de IUC para os vários modelos de automóveis.

O caso muda de figura quando se trata do pagamento do IUC para automóveis novos. Aqui, o proprietário terá que pagar o IUC dentro de 90 dias após a data de matrícula. No entanto, se o proprietário optar por não pagar será alvo de uma coima, no mínimo 15 ou 30 euros. Mas é bom que saiba que quanto quanto mais esperar mais vai pagar de multa.

Veja também: