Jantes de liga leve: o que são e como prolongar o seu tempo de vida

Quer saber o que são as jantes de liga leve, quais as suas especificidades e como é feita a respetiva manutenção? Este artigo é para si.

Jantes de liga leve: o que são e como prolongar o seu tempo de vida
Descubra mais sobre estas peças

Já alguma vez pensou na importância da jante do seu veículo? É um dos elementos fundamentais do carro porque suporta o peso do veículo, somado ao dos passageiros, e é através desta peça que passa o movimento que vem da transmissão dos pneus.

Já terá ouvido falar das jantes de liga leve e, neste artigo, vamos explicar-lhe as suas características e como pode (e deve) fazer a sua manutenção.

Jantes de liga leve: tipos, características e manutenção


Tipos de jantes de liga leve

As jantes podem ser divididas em dois grupos:

  • Jantes de aço: são as mais comuns e mais baratas. Como o nome indica, são feitas a partir de uma chapa de aço e ferro fundido;
  • Jantes de liga leve: são produzidas através de ligas metálicas de alumínio e magnésio.

Características das jantes de liga leve

As jantes de liga leve são menos pesadas do que as jantes tradicionais, podendo reduzir o peso deste tipo de materiais em 50% face às jantes comuns.

Com a diminuição do peso proporcionada pelas jantes de liga leve, o centro de gravidade do seu carro vai baixar e o comportamento do veículo em curva, as acelerações e travagens melhoram consideravelmente à conta da redução do peso infligido à suspensão (melhorando, dessa forma, o desempenho dos amortecedores). Assim sendo, quanto mais leves, melhor o desempenho do veículo.

Mas as vantagens destas peças não se ficam por aqui: os materiais utilizados para a construção das jantes de liga leve são bons condutores de calor o que melhora o arrefecimento dos travões (diminuindo a perda de eficácia dos mesmos à conta do calor em excesso).

jantes

Como fazer a manutenção das jantes de liga leve

As jantes do seu veículo estão expostas diariamente às mais diversas agressões externas e, por isso, é essencial que tenha atenção à sua manutenção.

O processo não é difícil e deve fazê-lo sempre que lava o seu veículo. Comece por enxaguar as jantes com bastante água retirar as poeiras e resíduos. De seguida, aplique um produto próprio para a limpeza das jantes e utilize uma esponja para limpar toda a jante. Tenha atenção para não usar produtos que tenham uma base de ácido, já que podem danificar as jantes de forma irreversível.

Limpe o excesso de água com um pano de microfibras e, no final, pode dar brilho ao alumínio com um produto específico para o efeito (pode, ainda, aplicar um selante anti-corrosão que vai criar uma “barreira” contra as agressões externas a que as jantes estão sujeitas diariamente).

Se garantir esta limpeza das jantes de forma regular, estas estarão sempre impecáveis.

Veja também: