Jantes e Pneus: como escolher?

5 Dicas que deve conhecer antes de escolher as jantes e pneus. Se está a pensar trocar os do seu automóvel siga estes conselhos.

Jantes e Pneus: como escolher?
Dicas para escolher as melhores jantes e pneus do seu carro.

Ainda que, muitas vezes, seja algo negligenciada pelos condutores, as jantes e pneus de um automóvel são uma parte muito importante do mesmo pois são elementos fundamentais para a segurança do carro e dos que viajam nele. 
No entanto, mesmo que este não seja o seu caso, as jantes e, especialmente, os pneus, por muitos cuidados e manutenção que tenham, acabam por se desgastar e necessitar de substituição. Conheça algumas dicas para escolher acertadamente as jantes e pneus para o seu automóvel.
 

1. Saiba quais as jantes e pneus adequadas para o seu carro

As jantes e pneus adequados são aqueles que respeitam as dimensões aprovadas para o seu veículo indicadas no Documento Único Automóvel (ou livrete para as viaturas mais antigas). Consulte esse documento antes de comprar uns pneus novos.
 

2. Analise a nova etiqueta de pneus da UE

Esta nova etiqueta (semelhante à dos eletrodomésticos) informa-lhe sobre a eficiência do pneu em matérias como o consumo de combustível, a capacidade de aderência em superfícies molhadas e do ruído de rolamento emitido.
 

3. Aconselhe-se sobre o barulho dos pneus

Existem pneus que emitem mais barulhos que outros. Este aspeto é particularmente relevante se utiliza o carro, essencialmente, em viagens pela auto-estrada onde o barulho se vai notar mais.
 

4. Conheça os tipos de jantes existentes

Existem dois tipos de jantes: liga de alumínio ou aço. As de aço são resistentes, maleáveis e relativamente mais baratas, mas também mais pesadas. As jantes de liga leve ou forjado são mais leves, geralmente mais resistentes do que o aço (especialmente as forjado), mas não são tão maleáveis. Este último aspeto é importante quando há necessidade de efetuar uma reparação.
 

5. Custo das jantes

Para além do aspeto anteriormente destacada, invariavelmente a escolha entre um modelo ou outro de jantes acaba por ser baseada na questão meramente estética. Assim, concentre-se no seu orçamento e, a partir dele, escolha as jantas que gosta mais ou que fiquem melhor no seu automóvel.
 
Veja também: