5 jogos para entreter as crianças nas viagens de carro

Poucos minutos depois de entrarem no carro, começam as perguntas: Já chegamos? Falta muito? Conheça 5 jogos para entreter as crianças nas viagens de carro.

5 jogos para entreter as crianças nas viagens de carro
Conheça os jogos que vão tornar as viagens de carro mais divertidas

“Quando é que chegamos? Ainda falta muito?” Os jogos para viagens de carro são a solução para não ouvir este tipo de perguntas com tanta frequência.

A verdade é que são vários os jogos que pode fazer em família ao longo da viagem. Estes vão ajudar a distrair não só as crianças, mas também os adultos mais impacientes, sobretudo em viagens longas.

5 jogos para viagens de carro

jogos para viagens de carro

1. Jogos com as matrículas dos carros

Este deve ser um dos jogos mais comuns nas viagens de carro e tem imensas variações, pelo que há um aspeto importante a ter em conta: definir bem as regras no início do jogo.

Uma das formas de jogar é, por exemplo, colocar à prova os conhecimentos de geografia. Deste modo, pode começar por tentar adivinhar o país da matrícula. Pode também contar quantas matrículas de Espanha, por exemplo, vêem durante a viagem. Pode ainda optar por contar as matrículas que têm números pares.

2. Contar e adivinhar as marcas dos carros

“É um Peugeot”! Este é outro jogo muito recorrente nas viagens, perfeito para entreter e distrair as crianças. O objetivo é simples: adivinhar as marcas dos carros que se aproximam.

Porém, também pode fazer variações, partindo da base lógica do jogo. Pode optar, por exemplo, por contar o número de carros cinzentos. Outra opção pode ser cada jogador escolher uma cor de carro e, no final, ganha quem tiver visto e contabilizado o maior número de carros da cor que inicialmente escolheu.

quem conta um conto

3. Quem conta um conto…

Outra forma de tornar as viagens divertidas é inventar histórias. Isto é, um dos passageiros começa a história, recorrendo ao conhecido mote “Era uma vez”. A partir daí, cada um vai acrescentando uma frase à frase anterior, sendo que a imaginação é o limite.

Deste modo, para além de estar a fomentar a criatividade das crianças, vai também garantir um momento divertido, através de uma história original e, certamente, surpreendente.

4. Jogo do Stop

Por norma, este é um jogo em que se escreve. Contudo, nos jogos para viagens de carro vale tudo para distrair as crianças, sendo que este jogo também permite variações.

A ideia é a mesma do Stop. Escolhe-se um tema, por exemplo, frutas. Um jogador começa a dizer o abecedário e outro jogador diz “stop” e a letra em que a pessoa parou é a letra que vai lançar o mote. Ou seja, todos vão ter de dizer nomes de fruta que comecem com essa letra. O jogo termina quando nenhum jogador identifica mais opções. Porém, o jogo pode continuar com diferentes tópicos, entre os quais cores, países, objetos, nomes próprios, etc.

5. Jogo da música

Outro dos jogos para viagens de carro é o jogo de música. Na verdade, este jogo tem a mesma lógica do jogo do Stop, mas com pequenas nuances. Aqui não são valorizados os dotes musicais, mas sim a cultura musical.

No jogo da música, um dos jogadores sugere uma palavra e os restantes jogadores têm de identificar e cantar uma música que contenha essa palavra. No final, ganha quem mais músicas tiver conseguido identificar com essa mesma palavra.

Veja também: