Ketchup caseiro: saudável, económico e delicioso

Só de imaginar um hambúrguer com batatas já fica a sonhar com os molhos? Esqueça o fast food e junte-se à moda da culinária saudável. Descubra como fazer um ketchup caseiro incrível.

Ketchup caseiro: saudável, económico e delicioso
Uma receita que promete ajudar muitos fãs do tradicional molho de tomate

É difícil encontrar quem lhes resista e a verdade é que os molhos conquistam os mais diversos paladares. Mas, se anda de olhos postos na saúde, gosta de apostar nos cozinhados e não abre  mão de descobrir receitas mais nutritivas, saborosas e económicas… Chegou ao sítio certo. A partir de agora, os seus hambúrgueres e batatas fritas vão ter a melhor companhia de sempre: aprenda a fazer um ketchup caseiro que é de babar por mais. Vamos ao passo a passo?

Receita simples e saudável de ketchup caseiro


ketchup caseiro

Esta receita rende 1,2 kg de ketchup

Ingredientes
3 dentes alho (cortados ao meio)
1 c. de chá de cravo da índia
2 paus de canela
1 fio de azeite
1 cebola grande cortada em cubos (240g)
2 kg tomates
1 chávenas de vinagre de vinho tinto (aproximadamente 240 ml)
1 ¼ chávena de açúcar mascavado
Ramos de manjericão e sálvia q.b. (amarrados com um cordão)
1 pitada sal

Modo de preparação

  1. Numa gaze, coloque os dentes de alho, os cravos da índia e os paus de canela. Cubra com uma segunda gaze e crie uma espécie de saquinho, finalizando com a amarração de um cordão. Reserve.
  2. Numa panela grande, em lume médio, aqueça o fio de azeite e refogue a cebola por, aproximadamente, 15 minutos – ou até dourar.
  3. Junte os tomates maduros, e cortados em pedaços médios, o vinagre de vinho tinto, o açúcar mascavado, o sal a gosto e ramos de manjericão e sálvia (amarrados com um cordão). Junte, de seguida, o saquinho feito de gaze e deixe o preparado a cozinhar por cerca de 45 minutos.
  4. De seguida, retire do lume. Retire os ramos e o saquinho de gaze, e descarte-os.
  5. Bata o molho da panela num liquidificador – ou robot de cozinha. Passe tudo por uma peneira, extraindo bem o sumo.
  6. Devolva o creme já batido para a panela e, em lume brando, coza por mais 40 minutos – ou até engrossar.
  7. Armazene nem frascos de vidro esterilizados depois de arrefecer e bom apetite!

Esqueça as velhas receitas de fast food. Que tal apostar nesta receita de ketchup caseiro para acompanhar a nossa receita de batata-doce frita? Apostamos que vai adorar – e a sua saúde agradece.

Dica extra: por não conter conservantes, o ketchup caseiro não tem o mesmo prazo de validade que é visto nos molhos industrializados. Separe uma quantidade para utilizar durante os 15 dias seguintes a sua confeção e congele o restante.

Veja também: