Kits de embraiagem: quando mudar e qual o preço

A embraiagem é um elemento simples, mas de extrema importância para fazer a conexão entre o motor e a transmissão. Saiba porque deve estar atento aos kits de embraiagem.

Kits de embraiagem: quando mudar e qual o preço
Vida útil da embraiagem entre 100 a 150 mil km

Qualquer condutor sabe a importância da embraiagem para o bom funcionamento do automóvel. A embraiagem é o ponto de ligação entre o motor e as rodas. Mas como todos os componentes de um automóvel, as embraiagens desgastam-se e precisam de ser substituídas depois de um tempo de utilização. Por essa razão é importante perceber que existem kits de embraiagem que devem ser substituídos para assim evitar maiores danos e despesas avultadas.

Antes de avançar sobre o que são kits de embraiagem, é importante que saiba que a embraiagem tem uma vida útil média de 100 mil km num automóvel a gasolina e 150 mil km num a diesel. No entanto, esta média pode variar caso o veículo seja mais utilizado em cidade, circule exclusivamente em autoestradas ou se rebocar uma caravana.

O que são kits de embraiagem?

Um kit de embraiagem é um conjunto das partes da embraiagem que, por norma, quando começam a dar problemas precisam e ser substituídas todas ao mesmo tempo. A embraiagem garante a ligação entre o motor e a caixa de velocidades, sendo que todos os elementos ficam situados no compartimento do motor. Fazem parte dos kits de embraiagem as seguintes peças:

  • Disco de embraiagem;
  • Mecanismo de embraiagem;
  • Rolamento de encosto da embraiagem.

Uma vez que estes componentes são difíceis de alcançar no automóvel, pois é necessário retirar a transmissão, o conselho é que sejam substituídos em conjunto, com kits de embraiagem completos, para poupar custos de mão de obra.

Como saber quando trocar de kit de embraiagem?

Existem algumas situações que podem levar o condutor a perceber que necessita de mudar o kit de embraiagem. A mais fácil é quando sentimos que a embraiagem está a “patinar” ou seja existe dificuldade para trocar de mudança. Mas existem outras situações a que deve ficar alerta:

  • Se comprar um veículo com mais de 10 anos deve trocar o kit de embraiagem;
  • Quando começa a notar cheiro de queimado forte ao trocar as mudanças;
  • Barulho e instabilidade durante a condução.

Se anda a procura de kits de embraiagem para o seu carro o melhor é começar por fazer uma pesquisa pela internet ou mesmo passar por algumas lojas da especialidade e perguntar preços e disponibilidade dos produtos.

Existem kits de embraiagem desde 50€ até mais de 500€ e a este valor acresce ainda o valor da mão-de-obra. Como já dissemos atrás, deverá também ter em atenção que esta é uma peça que demora algum tempo a ser retirada de junto do motor, como tal, a mão de obra também não deverá ser muito barata.

Veja também: