Lâmpadas dos faróis: tudo o que deve saber

As lâmpadas dos faróis podem ser de halogéneo, de xénon, brancas ou amarelas. Saiba o que é legal tendo em conta os parâmetros dos Centros de Inspeção.

Lâmpadas dos faróis: tudo o que deve saber
Brancas e amarelas estão contempladas no Código da Estrada

Os faróis do automóvel são como os olhos das pessoas, uns vêm melhor, outros pior, e podem até ter cores diferentes, desde tons mais azulados a uns mais amarelados. Lá dentro estão as lâmpadas dos faróis, há as de halogéneo e o famoso xénon e - dentro ou fora -, mais recentemente, as luzes diurnas, que costumam ser de led. 
Como sabemos, para dar um novo look ao nosso carro basta, por vezes, uma pequena mudança e os faróis podem ser uma delas. No que concerne às lâmpadas dos faróis quase tudo é permitido, no entanto há alguns pormenores a ter em conta.
 

Faróis brancos versus amarelos

As amarelas são mais antigas e icónicas dos automóveis clássicos de origem francesa. Em Portugal, só estas duas cores são permitidas, e pode trocar a cor, mas faça-o de toda a ótica, já que com películas poderá não ter a folha verde da inspeção.

 
Quer saber mais?
Mantenha-se a par das últimas novidades do setor automóvel. Registe-se no E-Konomista. As dicas, as novidades e as melhores soluções de seguros para o seu automóvel.

Faróis de halogéneo versus Xénon

As lâmpadas dos faróis de xénon são mais recentes e têm uma tonalidade mais azulada, contudo são as de halogéneo as mais comuns no parque automóvel português.

É possível trocar as lâmpadas dos faróis de halogéneo para xénon, mas o percurso não é fácil: é necessário instalar borrifadores, conhecidos como "mija-mija", que servem para limpar as óticas, e o carro não pode ter regulação da altura das lâmpadas, já que o xénon tem uma regulação automática, que neste caso tem de ser instalada.
Se quiser o tom azulado das lâmpadas há algumas de halogéneo que emitem uma luz mais fria, que está tanto em voga nos dias de hoje.


Há automóveis que têm as lâmpadas dos faróis que não são tão luminosas quanto é desejável: ou têm uma luz frouxa ou iluminam de forma irregular. Nestes casos pode trocar as lâmpadas por umas com algum extra, que pode comprar nas grandes superfícies comerciais e em lojas auto, e iluminam um pouco mais que o normal, no entanto o preço por lâmpada é bem superior.

 

Dicas úteis

1. Não se engane no tipo de lâmpada do seu automóvel, já que cada modelo de carro tem as suas especificidades, e não são os de casquilho grosso e fino.

2. Os tipos de lâmpadas dos faróis do seu carro podem até ser confundidos com o famoso Hummer que é a imagem de marca do exército americano: o H1. Há lâmpadas H1, H7 e os modelos não ficam por aqui.

3. Esteja atento e em último caso leve a lâmpada à loja e peça ajuda a um funcionário, no entanto, por vezes basta saber o modelo do carro e o ano de produção.

Em suma, as lâmpadas dos faróis podem ser brancas ou amarelas e de xénon ou halogéneo. O importante, acima de tudo, é ter uma boa visibilidade nas viagens durante a noite.


Veja também: