Lanches de inverno em Lisboa: 8 sugestões

Uma pausa para lanchar sabe sempre bem. Na hora de escolher onde fazê-lo em Lisboa, guie-se pela nossa seleção de sítios imperdíveis. De comer e chorar por mais.

Lanches de inverno em Lisboa: 8 sugestões
Lanches simples ou mais gulosos? O difícil é escolher

Croissants, scones, torradas em pão caseiro, compotas reluzentes, taças de iogurte com granola, cappuccinos cremosos, chás aromáticos... os lanches de inverno em Lisboa podem ter isto e muito mais.

De facto, não faltam locais agradáveis que convidam a fazer uma pausa e a carregar energias para o resto do dia. Sejam espaços mais tradicionais ou conceitos inovadores, na nossa lista vai encontrar oito desculpas perfeitas para lanchar fora de casa ou fora do trabalho. Convide um amigo ou aquela prima que não vê há muito e venha daí!
 

8 lanches de inverno em Lisboa que vai gostar de provar


Confeitaria Nacional

nacional
Uma referência na cidade, esta confeitaria foi fundada em 1829 e desde então que é gerida pela mesma família. A decoração é elegante e luxuosa, transportando-nos no tempo. Aqui vai poder provar uma ampla gama de pastelaria tradicional e clássica, desde as iguarias nacionais, como o pastel de nata, até às sugestões de inspiração francesa.

Por alturas do Natal, não deixe de provar o famoso e premiado bolo-rei, iguaria que nasceu, precisamente, nesta confeitaria.
 


Mercearia Criativa

E se ao lanche comesse petiscos? O convite é feito pela mercearia criativa, um espaço recheado de coisas boas, onde pode provar o que está à venda, desde conservas, queijadas, enchidos...  a lista parece interminável, mas se precisar de ajuda, aconselhamos o pão cozido em forno a lenha da maçussa com marmelada açoreana. Tudo de origem portuguesa e selecionado a dedo pelos proprietários. Afinal, o slogan do espaço é: “Só o que nós gostamos”.
 


Copennhagen Coffee Lab

copennhagenPor certo já ouviu falar em “cafés de especialidade”. Este termo usa-se para designar cafés de grande qualidade, selecionados e servidos por verdadeiros mestres na matéria. E no Copennhagen Coffee Lab é deste café superior que estamos a falar. Um espaço de inspiração nórdica e atmosfera hipster. O café vem da Dinamarca e pode ser degustado, por exemplo, com “overnight oats” - umas papas de aveia especiais – ou rolinhos de canela. Um espaço ótimo para quem gosta de levar o computador e aproveitar para trabalhar.
 


Bread 4 you

O nome não engana: é uma padaria com pão de todos os feitios e para todos os gostos. A decoração vintage inclui mesas e cadeiras para um delicioso momento de descanso. O intrigante pão da bíblia, o aromático pão com canela e apetitosos pães recheados – chouriço, chocolate, alheira e tofu, por exemplo - fazem parte da extensa lista de produtos disponíveis. E para além do café e do chá, aqui pode acompanhar o lanche com cerveja artesanal. Enquanto come, pode ver o padeiro em ação, através da janelas de vidro.
 


Leitaria da Quinta do Paço

leitaria
No Porto, este nome dispensa apresentações. É uma das lojas mais antigas da invicta, especializada em natas e manteiga, e que faz os melhores éclaires da cidade. Em 2016, chegou finalmente à capital e trouxe consigo os seus produtos artesanais, que não se ficam pelo bolo de inspiração francesa.

Cheesecakes variados, bolas de Berlim, bolo de noz, bolo de limão e batidos, são apenas outras das suas tentações. Um lanche irresistível, em qualquer altura do ano. 
 


Pop Cereal Café

pop
A proposta mais original desta lista: um bar de cereais. Sim, é mesmo isso que leu. Trata-se de um espaço onde a especialidade são flocos de cereais servidos de múltiplas maneiras. Há de todas as marcas, nacionais e estrangeiras, e de todas as formas e sabores. Por momentos parece que voltamos a ser crianças, tal o colorido e as recordações de conforto que os cereais nos trazem.

Podem ser servidos com leite ou iogurte – há todo o tipo de leites e iogurtes disponíveis, incluindo de origem vegetal - e também podem ser comidos em batidos, com toppings loucos e viciantes. Se estiver com crianças ou adolescentes, este vai ser um lanche que dificilmente vão esquecer.
 


Cafetarias Origem – Supermercados Brio

Para quem gosta de opções saudáveis e biológicas, propomos lanchar numa das cafetarias que alguns dos supermercados Brio têm ao dispor dos seus clientes. A sua saúde agradece – até porque no inverno precisamos de estar com o nosso sistema imunitário reforçado. No final, pode aproveitar para levar produtos para saborear e cozinhar em casa, desde fruta e legumes biológicos a produtos de mercearia para intolerantes ao glúten ou à lactose.



Choco & Mousse

choco
E para finalizar esta lista, sugerimos que aproveite a hora do lanche para se deliciar com iguarias húngaras, como bolos às camadas que apetece comer com os olhos. Mas nem só de doces se fazem os lanches na Choco & Mousse, um salão de chá com balcão de venda ao público onde pode encontrar diversos tipos de pão e onde também não faltam versões mais saudáveis das gulodices.

A dona e pasteleira de serviço, a húngara Erika Szabó tem desenvolvido receitas alternativas - sem glúten, sem lactose e sem açúcar (com stevia) – para degustar no local ou para levar. Se tem restrições alimentares e apenas pode consumir este tipo de produtos, ligue e faça a sua encomenda antes de ir.

Veja também: