Lápis de cor: 8 dicas e recomendações para escolher os melhores

Perante a oferta, o mais difícil é escolher os lápis de cor mais adequados, até mesmo para os adultos. Partilhamos algumas marcas, dicas e recomendações.

Lápis de cor: 8 dicas e recomendações para escolher os melhores
Há lápis de cor ideais?

Quando chega o momento de saber que material escolar deve comprar, os lápis de cor são, definitivamente, indispensáveis, sobretudo para os mais novos.

É verdade, há uma infinidade de lápis de cor no mercado com diferentes atributos e características, uns mais direcionados para iniciantes e outros para pessoas mais experientes. Têm vários preços, de acordo com a marca, qualidade do material e quantidade de cores que cada conjunto traz.

Desde muito cedo, é fundamental envolver o seu filho na compra do material escolar para, assim, o poder consciencializar para a importância de poupar nesta tarefa e fazer compras mais inteligentes, sendo a reutilização uma boa medida. Aliás, pode ser mais uma atividade bem divertida para fazer com o seu filho este verão.

Principais marcas de lápis de cor


colours

BIC

Os lápis de cor da marca BIC são produzidos por uma empresa familiar que procura oferecer produtos de qualidade e “feitos para durar”. Aqui tem alguns exemplos de packs que poderá comprar.

Caran d’Ache

Centenária marca suíça que se dedica à produção de material de desenho e escrita, criando as cores mais luminosas, a serem usadas desde a infância à idade adulta. Podem ser uma boa opção se quer partilhar, com o seu filho, os lápis de cor. Afinal, mesmo que não seja um artista, pode usar os livros de colorir como uma terapia. Embora a Caran d’Ache não faça entregas em Portugal, pode sempre espreitar o catálogo online.

Faber-Castell

Fundada em 1761, na Alemanha, a Faber-Castell é um dos maiores e mais antigos produtores de lápis de cor, entre outros materiais, nomeadamente no segmento de luxo.

Lyra e GIOTTO

Ambas as marcas pertencem ao grupo FILA, fábrica italiana que tem marcado presença assídua em muitas infâncias por esse mundo fora. São estes os lápis de cor que comercializam neste momento.

STAEDTLER

Marca alemã de material de escrita e também de desenho que se orgulha de dar forma às ideias que movem as pessoas em todo o mundo. Espreite o catálogo.

Lápis de cor: dicas e recomendações


colours

Uma boa dica de poupança na compra de material escolar é aproveitar o verão para criar um inventário de material que tem em casa, ainda em bom estado, que pode ser reutilizado para o próximo ano letivo. Atente nestas recomendações a considerar em diferentes fases escolares.

1. Variedade de cores

Todos nós sabemos que ter muitas cores é a alegria de qualquer criança quando se trata de pintar ou desenhar na escola. Se possível, opte pelo pack com maior variedade de cores. Desta forma, aumenta também as tonalidades com que o seu filho pode pintar as paredes da sua casa – neste caso, seja tão criativo quanto as crianças e saiba como resolver esse problema de forma original.

2. Preço

Compare os preços em diferentes lojas, recorra às promoções disponíveis neste período do ano, compre os lápis de cor em lojas online e lembre-se que, por vezes, tendo em conta o uso, pode compensar comprar os de marcas próprias, que são muito mais económicas.

3. Gama “escolar” ou “estudante”

Se optar pela gama profissional, cuja utilização requer conhecimentos mais avançados (para obter o melhor proveito do seu uso), os custos são muito mais elevados e, na maioria dos casos, o investimento pode não justificar o fim para o qual vão ser utilizados. Ou seja, para as crianças o melhor será comprar uma gama escolar.

No caso dos lápis de cor profissionais, são recomendados para utilizadores jovens que produzam, diariamente, uma quantidade avultada de desenhos. Lyra é uma referência no que toca a marcas profissionais de alta qualidade.

4. Qualidade do material

A qualidade dos materiais com que são produzidos os lápis de cor é importante para a sua durabilidade. Assim, evita que se quebrem facilmente e que a ponta do lápis esteja sempre a partir, desgastando-o desnecessariamente. Neste aspeto, embora sejam mais caros, os Faber-Castell são uma boa escolha.

5. Durabilidade

Geralmente, as marcas de melhor qualidade são também as mais duradouras. Se estiver indeciso quanto aos lápis de cor que deve comprar, aconselhamos que compre, se possível, um conjunto pequeno de uma marca, para poder testar, por si mesmo, se são ou não uma boa escolha.

6. Versatilidade

A Faber-Castell tem a gama Plychromos que é um tipo de lápis de cor escolhido, há já alguns anos, tanto por estudantes como por profissionais de escolas de arte. Embora tenham mais qualidade, requerem um investimento superior.

7. Suavidade

Sobretudo para as crianças, quanto mais suave forem os lápis de cor, mais fácil se torna a tarefa de pintar.

8. Resistência à luz

Os lápis de cor Luminance, da marca suíça Caran d’Ache, apresentam muita resistência à luz, o que significa que as cores brilhantes não vão desaparecer tão facilmente ao longo do tempo.

A escolha do melhor lápis de cor é muito subjetiva

A verdade é que não há consenso quando se trata de escolher uma marca que seja a melhor, pois isto depende muito do uso e da experiência pessoal de cada pessoa. Ao longo do tempo, será a própria criança ou jovem a manifestar a sua preferência.

Veja também: