3 dicas essenciais para lavar a roupa à mão

Muitas peças de vestuário não podem nem devem ir à máquina. Conheça aqui as 3 dicas essenciais para lavar a roupa à mão.

3 dicas essenciais para lavar a roupa à mão
E ainda outros conselhos úteis

Embora os tempos modernos deixem pouco tempo para um cuidado adequando com a limpeza do vestuário, a verdade é que lavar a roupa à mão é mesmo muito útil para preservar algumas peças.

Já lhe deve ter acontecido arrepender-se de não ter seguido as instruções de lavagem e ter colocado na máquina roupa que deveria ser lavada à mão. Por não ser tão comum hoje em dia, talvez lhe pareça uma tarefa difícil, mas não é, principalmente se tiver em conta estas nossas 3 dicas essenciais para lavar roupa à mão.


Lavar roupa à mão: dicas e conselhos básicos


1. Separar sempre a roupa

É muito importante saber separar a roupa, não só por cores, mas também de acordo com os materiais. As máquinas de lavar têm programas distintos para diferentes tipos de tecidos, mas alguns devem mesmo ser lavados à mão. As camisas finas e delicadas, a lingerie, os collants, as peças coloridas que largam tinta e algumas roupas brancas devem ser lavadas à mão para garantir que as peças duram mais tempo, preservando as suas características originais. Na lavagem à mão, nunca misture a roupa branca com a de cor.



2. Deixar a roupa de molho

Para lavar a roupa à mão, deve encher uma bacia com água e detergente adequado. A temperatura da água e o tipo de detergente dependem das instruções das próprias peças de roupa. Depois, mergulhe as peças na bacia de água e deixe de molho durante 5 minutos. Este tempo pode ser superior se as peças estiverem muito sujas.

Só depois de deixar as peças de molho é que deve esfregá-las, particularmente nos sítios onde estiverem mais sujas, ou nas nódoas. É aconselhável que esfregue a roupa com delicadeza para não correr o risco de estragar o tecido.



3. Enxaguar e torcer

Ao lavar a roupa à mão, é muito importante enxaguar bem as peças antes de as torcer. O processo de enxaguadura deve garantir que a roupa fique livre de todo e qualquer resíduo de detergente, por isso, faça-o até verificar que a água sai limpa. Só depois deve torcer a roupa, também com delicadeza, para retirar o excesso de água.

 

Outros conselhos para lavar a roupa à mão

  • A roupa branca pode ficar de molho durante várias horas, o mesmo não acontece com as de cor, pois isso pode provocar a perda das cores originais.
  • A secagem da roupa não pode ser feita sempre da mesma forma: siga as indicações dos fabricantes, tendo em atenção que nem todas as peças podem apanhar sol direto.
  • Pessoas com pele mais sensível devem usar luvas para lavar a roupa à mão, pois os detergentes podem causar alergia ou irritação.

Seguindo estas dicas e conselhos verá que lavar a roupa à mão não é uma tarefa assim tão complicada e o prémio vale a pena: peças de roupa bem cuidadas e que duram mais tempo.

Veja também: