Sabe com que frequência deve lavar a roupa do ginásio?

Saiba quantas vezes e como deve lavar a roupa do ginásio. Surpreenda-se com a resposta a esta pergunta!
 

Sabe com  que frequência deve lavar a roupa do ginásio?
A pergunta pode parecer de resposta fácil... mas será que é?

Uma ida ao ginásio significa roupa muito transpirada e pronta para ir para a máquina de lavar. Mas afinal com que frequência se deve lavar a roupa do ginásio?

A pergunta pode parecer estapafúrdia e haverá quem já abane a cabeça em sinal de desaprovação. Mas outros existirão que irão franzir o sobrolho e admitir a si mesmos que uma ou outra ocasião já terão re-usado uma ou outra peça de roupa depois de uma ida ao ginásio. A culpa não será da falta de higiene mas antes da falta de tempo para tratar de tudo e de um possível esquecimento de colocar as roupas na máquina de lavar. E chegada a hora de ir novamente para o ginásio, ora usou-se uma peça já usada.

Este foi mesmo o tópico da revista online Well+Good, que questionou Mary Gagliardi, a Clorox’s Dr. Laundry (algo como Drª. Lavandaria da Clorox; e sim, dizem que é mesmo este o seu título profissional), uma expert lavagem de roupa e investigadora de produto, sobre este assunto.

Quando questionada sobre com que frequência se deve lavar a roupa do ginásio, Mary Gagliardi não hesitou em responder que “enquanto profissional” na indústria de produtos de lavandaria, claramente recomenda a lavagem após todas as utilizações. Ainda assim, reconhece que, com o ritmo alucinante dos dias de hoje nem sempre é fácil cumprir com todas as lavagens e que, por vezes, há quem opte por usar a roupa do ginásio mesmo sem lavar.
 

Lavar roupa de ginásio: as dicas da expert


T-shirts e tops

Depois de um treino de baixo impacto até pode parecer boa ideia usar novamente o t-shirt ou o top, mas se tiver um soutien integrado, está fora de questão. É mesmo para lavar. Neste caso, Mary Gagliardi explica que ainda que as etiquetas, por norma, indiquem uma lavagem a cerca de 30º C, pode ser aconselhável lavar com água um pouco mais quente, para assegurar uma lavagem profunda.
 


Leggings, calças de yoga e calças de treino

Mary Gagliardi sugere, para evitar que fiquem demasiado amarrotadas ou enroladas durante a lavagem, colocar as suas calças de desporto em sacos de lavagem para roupa interior.



Calções

Uma regra básica: se forem justos, está fora de questão reutilizar os calções de desporto. São mesmo para lavar. A única exceção aqui serão mesmo os calções mais largos, que – em casos de treino de baixo – impacto ainda podem ser usados uma segunda vez (ainda que o ideal seja sempre lavar). Para lavar, pode seguir as mesmas regras que as indicadas para as t-shirts e tops.



Soutiens de desporto

Sem exceção aqui. É mesmo para lavar após todas as utilizações. Para facilitar pode optar por tecidos sintéticos que secam mais depressa. Idealmente, coloque-os dentro de sacos de lavagem para roupa interior para evitar que se entrelacem com outra roupa. Não é aconselhado o uso de amaciadores, para que os tecidos mantenham as suas propriedades de infiltração de humidade.
 


Meias

São para lavar, SEMPRE! Simplesmente isso.



Sapatilhas

Lama, terra ou outras sujidades são sinais para lavar. Claro que mesmo que isso não aconteça é aconselhável lavar – de vez em quando – as suas sapatilhas. Aqui o ideal é seguir este manual

Veja também: