Com que frequência deve lavar as toalhas? Saiba a resposta

Não sabe ao certo quando deve lavar as toalhas de banho? Perceba porque há um prazo para o fazer e porque o deve cumprir.

Com que frequência deve lavar as toalhas? Saiba a resposta
Será que sabe a frequência com que deve lavar as toalhas?

Não pense que é o único que passa dias sem lavar as toalhas. Afinal, se as usa para secar o corpo limpo após sair do duche, qual poderia ser o mal? O problema é que uma toalha húmida é terreno fértil para o acumular e desenvolvimento de bactérias.

Sabia que mesmo quando suas as toalhas ainda cheiram a limpas, provavelmente, não estão? Mesmo que apenas utilize as toalhas para limpar as mãos, elas ficam cheias de micróbios, tal como acontece com os lençóis – e tantos micróbios propiciam o aparecimento de algumas doenças. Será que está a lavar as toalhas no tempo devido?

Não é novidade que as zonas húmidas e quentes são ótimos ambientes para o desenvolvimento dos micróbios. Uma toalha, ao ficar molhada num ambiente que fica quente – como fica a casa de banho após um banho -, torna-se um perigo para a nossa saúde.

Esta é a frequência com que deve realmente lavar as toalhas

toalhas

Em entrevista à revista Time, o microbiologista Charles Gerba contou que um estudo inédito permite agora saber com que frequência deve lavar as toalhas de banho. Este estudo revelou que:

  • 90% das toalhas de casa de banho encontram-se contaminadas com bactérias coliformes – bactérias encontradas em água que indicam que os organismos causadores de doenças podem estar presentes;
  • 14% das toalhas analisadas estavam a transportar E. Coli.

Sim, toalhas ainda mais húmidas tornam-se terreno fértil para estes bichinhos. Se tiver cortes na pele ou até pele seca, estará a facilitar que as bactérias entrem no seu corpo, o que pode causar infeções.

Charles Gerba aconselha a lavar as toalhas de banho com água quente e com lixívia delicada, à base de oxigénio ativo, após dois dias de uso.

Se não lhe parece económico fazer estes ciclos de lavandaria, procure certificar-se de que as suas toalhas ficam totalmente secas entre os usos, o que torna quase impossível a propagação de bactérias.

Veja também: