Publicidade:

Com que frequência devemos lavar o cabelo?

Muitas pessoas questionam-se acerca da frequência com que se deve lavar o cabelo. Mitos, crenças antigas e velhos ditados dizem-nos que não devemos lavar o cabelo todos os dias: será que há fundamento nestas afirmações, ou serão apenas mitos? Descubra.

Com que frequência devemos lavar o cabelo?
Saiba se é prejudicial lavar o cabelo todos os dias

Saber com que frequência devemos lavar o cabelo preocupa, principalmente, as pessoas com cabelo mais comprido, pelo receio de estragar e enfraquecer os fios mais longos. Contudo, também as pessoas de cabelo curto têm as mesmas dúvidas – até porque há quem diga que as raízes podem enfraquece se o cabelo passar por água demasiadas vezes. Será que há fundamento nestas crenças populares?

Lavar o cabelo: tudo o que precisa de saber


lavar_cabelo

Na verdade, não há apenas uma resposta para a pergunta acerca da frequência com que se deve lavar o cabelo. Isto porque cada caso é um caso, cada pessoa tem um estilo de vida diferente e cada rotina pessoal vai exigir cuidados diferentes com os fios.

A frequência com que devemos lavar o cabelo está diretamente ligada ao nosso estilo de vida: se praticamos algum tipo de atividade física diariamente talvez sintamos a necessidade de lavar o cabelo com mais regularidade, em alguns casos mesmo diariamente. Isto acontece porque o suor – também é expelido pelos poros do couro cabeludo – fará com que os fios fiquem gordurosos e com um aspeto pouco agradável.

Se a nossa atividade diária for menos intensa, não há necessidade de lavarmos o cabelo todos os dias, uma vez que os fios manterão um aspeto agradável, brilhante e sedoso durante mais tempo. De qualquer modo, é aconselhável usar sempre champô adequado ao seu tipo de cabelo para aumentar a eficácia de cada lavagem.

Usar champô todos os dias: sim ou não?

Podemos garantir: lavar o cabelo todos os dias, ou usar champô diariamente não prejudica a raiz do cabelo, muito menos as apodrece, como também se chega a ouvir por aí. Estes mitos e crenças normalmente difundidos pelos mais velhos baseiam-se no facto de antigamente as pessoas não terem hábitos de higiene tão regulares como nós temos hoje em dia – até porque não existiam condições para isso – e estranharem as novas práticas.

Os champôs disponíveis no mercado há alguns anos atrás não tinham a qualidade dos de hoje em dia e, em muitos casos, as pessoas só usavam sabão para a higiene do cabelo. Os resultados nem sempre eram os melhores e, por isso, persistiu alguma desconfiança até aos nossos dias. Há produtos capilares disponíveis no mercado atual de grande qualidade e esses receios são completamente infundados.

Se costuma esticar o cabelo, ou tem os cabelos pintados e por isso gostaria de diminuir o número de lavagens semanais, saiba que pode usar champô a seco – cada vez mais popular -, para que o seu cabelo não perca tão rapidamente a cor ou o alisamento.

Lavar o cabelo uma vez por semana?

De acordo com os especialistas, há um porém: não é aconselhável passar mais de 5 dias sem lavar o cabelo – isto porque o couro cabeludo está sempre a produzir sebo que deve ser removido, pelo menos a cada 5 dias, para garantir a saúde (tanto dos fios de cabelo como do próprio couro cabeludo). Esta referência serve para pessoas com o cabelo seco ou “normal”. Para quem tem cabelo oleoso, a orientação é para que seja lavado com mais frequência.

Atenção: todos estes conselhos destinam-se a pessoas com cabelo e couro cabeludo saudável. Se sofrer de algum problema específico, deve sempre consultar um dermatologista e seguir os seus conselhos e indicações.

Veja também: