Como lavar loiça à mão ou na máquina sem gastar muito

Lavar a loiça à mão ou na máquina é uma dúvida bastante frequente: analisámos os dois métodos e chegámos a algumas conclusões.

 

Como lavar loiça à mão ou na máquina sem gastar muito
Truques para poupar tempo e dinheiro

Ainda há pessoas a afirmar que entre lavar loiça à mão ou na máquina a primeira é mais económica. Contudo, outros argumentam que lavando à mão se gasta mais água e que, por essa razão, fica mais caro e é uma opção menos amiga do ambiente.

Num ponto todos estão de acordo: a máquina de lavar loiça é um eletrodoméstico fantástico e que dá uma ajuda preciosa nas cansativas e exigentes tarefas da cozinha.


Qual das opções é mais amiga do ambiente e do bolso?

De acordo com vários estudos e experiências, a lavagem da loiça à máquina é geralmente a opção mais económica a vários níveis: gasta menos água, é mais eficaz em termos da qualidade da lavagem e dá muito menos trabalho. No entanto, há alguns truques que pode pôr em prática para optimizar ambos os métodos.


Truques para lavar loiça à mão

Se realmente tem pouca loiça e não vê necessidade de ligar a máquina, ou se não quer estar à espera de a encher para optimizar o seu uso, pode adotar alguns truques que farão deste processo uma tarefa um pouco mais económica.

Para poupar água, não deve ter a torneira aberta durante todo o tempo em que procede à lavagem. É melhor encher um terço da pia com água e colocar lá todas as peças que tem para lavar. Depois, ensaboe, lave e esfregue todas as peças enquanto mantém a torneira fechada. Quando começar a enxaguar, tenha todas as peças dentro da pia também, pois isso vai fazer com que o processo de passar por água para retirar o detergente seja mais rápido.



Truques para lavar a loiça na máquina

Apesar de ser comprovadamente o método mais económico de lavar a loiça, é fundamental que sejam cumpridas algumas regras para que tal seja verdade.

Em primeiro lugar, a máquina deve estar cheia - não compensa ligar a máquina para lavar apenas a loiça do pequeno-almoço. Faça um uso adequado da sua máquina, isto é, siga os conselhos de utilização referidos no respetivo manual de instruções para que a loiça saia realmente bem lavada. Por fim, caso possua uma tarifa de eletricidade bi-horária, ligue a máquina de lavar a loiça apenas no período mais económico.

Assim, se cozinha regularmente ou suja loiça com frequência é mais económico, prático e eficaz lavar a loiça à máquina. É uma escolha mais amiga do ambiente pois a poupança de água justifica, de facto, está opção em detrimento da lavagem à mão que é, geralmente, considerada menos eficaz em termos da qualidade da própria lavagem e onde se gasta, mesmo quem se acha muito poupadinho, muito mais água.

Veja também: