Dicas para lavar roupa sem encolher

Se é frequente que a roupa saia da máquina mais pequena do que entrou, é importante colocar em prática estas dicas para lavar a roupa sem encolher.

Dicas para lavar roupa sem encolher
Conheça os passos essenciais para cuidar da roupa.

Pelo menos uma vez, uma peça de roupa já saiu da máquina mais pequena do que entrou, certo? Quando são peças de que se gosta muito ou que foram muito caras, o desgosto é ainda maior. Reverter isto não é possível, ou seja, quando uma peça de roupa encolhe não há nada que a salve mas é possível lavar roupa sem encolher, seja qual for o material. Para que nunca mais a sua roupa saia da máquina cinco tamanhos abaixo, basta seguir estas dicas.
 

3 Passos essenciais antes de lavar a roupa

 

1. Cuidados nas compras

Parece estranho falar do momento da compra quando sugerimos dicas para lavar a roupa sem encolher mas é aqui que tudo começa. É importante que saiba quais os tecidos que encolhem com mais facilidade para que possa optar por aqueles que melhor servem a sua rotina. Se não tem tempo, jeito ou paciência para ter muitos cuidados com as roupas, é melhor simplificar logo na casa de partida.

Tecidos de fibras naturais, como algodão, lã ou linho, têm tendência para encolher. Apenas peças com uma mistura de grande qualidade de algodão e poliester, é que são fabricadas com a resistência suficiente para evitar que encolham. No entanto, tecidos sintéticos, como o poliester, ainda que possam não ser tão macios ou confortáveis quanto os primeiros, praticamente não encolhem.

 

2. Separar as roupas

A esta não pode fugir para garantir que lava a roupa sem encolher e, apesar de parecer básica e evidente, a verdade é que é por este processo falhar ou ser feito com pouco rigor que as roupas se estragam. Assim, separe as roupas por tamanhos, cor, tipo de material, grau de sujidade e instruções de lavagem.

 

3. Preparar as roupas

Se tiver o cuidado de analisar as suas roupas antes de as colocar a lavar, poderá detectar qualquer mancha que precise de um cuidado extra antes de as colocar na máquina. Ao fazer esta rápida pré-lavagem manual, já não precise de usar programas com água tão quente, prevenindo que a sua roupa encolha ao lavar.

Dica: quando colocar a roupa na máquina, mistura peças grandes com pequenas, isto ajuda a lavagem e as peças saem mais limpas.

 

4 Dicas simples para lavar roupa sem encolher


1. Instruções de lavagem

Leia as etiquetas das roupas antes de as colocar a lavar e siga-as à risca. Sabemos que é uma dica básica e evidente mas,  é tão simples quanto isto: se as cumprirem, as roupas não encolhem. Naturalmente, não vai ter que as ler a cada lavagem porque daqui a nada já as sabe de cor e salteado.

 

2. Modere a centrifugação 

Lavar a roupa com uma rotação muito alta garante que as roupas saem mais enxutas mas é, também, mais agressivo para as suas roupas. Se reparar, as máquinas que já incluem programas de lavagem definidos, ajustam a centrifugação para a rotação mínima quando se tratam de programas para roupas mais delicadas.

 

3. Poupe a roupa e a carteira

Mesmo seguindo as instruções de lavagem, para não correr quaisquer riscos, prefira lavar as roupas com programas de água fria. A roupa sai igualmente lavada e cheirosa, previne que as peças de encolham, desbotem os desgastem mais rapidamente e, ainda, poupa na conta da eletricidade.

 

4. Seja rigoroso

A roupa que tem que ser lavada à mão, tem mesmo que ser lavada à mão. Aqui também convém ter alguns cuidados porque, mesmo lavando à mão, a água não pode estar muito quente ou, se está a lavar num tanque, não esfregue na pedra com muito vigor para não danificar os tecidos.



Veja também: