Lean Startup – o que é?

Descubra o que é o método Lean Startup e perceba o quanto ele pode ser útil para quem pretende entrar no mundo do empreendedorismo!

Lean Startup – o que é?
Um conceito que todos os empreendedores deviam conhecer.

A ajuda que precisa para o arranque do seu novo negócio está aquiQuando um empreendedor pretende começar a dar asas às ideias que possui, deve fazer um plano de negócios onde constem diversos textos como a oportunidade, o problema a ser resolvido, a apresentação da ideia… É aqui que entra o Lean Startup, um método que pretende economizar custos e esforços e atingir resultados mais rapidamente. Curioso?


O que é o Lean Startup


A origem

As histórias de sucesso tendem a aparecer depois de muitas outras histórias de fracassos. Neste caso, não foi diferente. O conceito de Lean Startup foi criado por Eric Ries baseado na experiência que este ganhou como conselheiro, empregado e até mesmo fundador de startups.

A primeira startup que criou foi a Catalyst Recruiting, empresa que acabou por falhar devido a inúmeros fatores. Após este primeiro falhanço, Eric Ries trabalhou para a There, Inc. mas o azar voltou a bater-lhe à porta uma vez que a There também não conseguiu manter o sucesso precoce. E foi assim, através do insucesso, que o norte-americano Eric Ries começou a ganhar bases para a criação e aperfeiçoamento deste método inovador de criação de startups.



O objetivo

O objetivo do método Lean Startup passa por eliminar tudo o que é desperdício e melhorar a produção de valor durante toda a fase de desenvolvimento de produto. Para além disso, pretende também potenciar a tomada de decisões e trazer agilidade a todo o processo de desenvolvimento para que o seu produto chegue mais rápido ao mercado.



Como funciona

Eric Ries reconhece a importância do consumidor para a criação do produto e acredita que o feedback recolhido deve ser parte integrante do processo de desenvolvimento. Assim, é possível poupar tempo, recursos e até mesmo alguns serviços.

Uma das coisas que o Lean Startup defende é que uma startup não pode depender unicamente do primeiro produto que lançar. É por isso que é importante alcançar o público com um produto minimamente viável e recolher todo o feedback possível de forma a otimizar e adaptar esse mesmo produto às necessidades dos consumidores.



O blog e o site

O conceito de Lean Startup surgiu, pela primeira vez, em 2008, no blog que Eric Ries possui. Foi no Startup Lesson Learned que o criador falou pela primeira vez neste conceito que está a revolucionar o mundo do empreendedorismo. Neste momento, o Lean Startup já possui um site onde pode ficar a par das últimas novidades acerca do conceito e onde pode descobrir um pouco mais do método criado.
Precisa de dinheiro para começar um novo negócio? Agora é fácil! >>
Veja também: