Leasing Automóvel: como funciona

Saiba como funciona o leasing automóvel e quais as principais vantagens e desvantagens desta forma de financiamento se pretende comprar carro.

Leasing Automóvel: como funciona
Conheça esta opção de financiamento.

O mercado automóvel tem demonstrado sinais de vitalidade nos últimos anos, com o número de carros vendidos a aumentar. Se é um dos que está a ponderar comprar carro e não dispõe de margem financeira para o adquirir a pronto, deve conhecer todas as opções de financiamento disponíveis. O leasing automóvel é uma dessa hipóteses.
 

O que é?

O leasing automóvel traduz-se num financiamento através da qual é celebrado um contrato com uma locadora, proprietária do bem (no caso automóvel), que cede a outra (locatário/cliente) o direito da sua utilização, durante um período de tempo pré-estabelecido, mediante o pagamento de uma retribuição mensal (incluí o valor do bem, IVA, comissões e taxa de juro).
No final do contrato, o cliente poderá adquirir o automóvel, pagando o valor residual (definido em contrato,) trocá-lo ou devolvê-lo.

Saiba como funciona o leasing automóvel e quais as suas principais vantagens.

 

Como funciona?

Como referido, o leasing automóvel funciona como um contrato de arrendamento, pago mensalmente durante um período pré-definido, com opção de compra. Se pagar o valor residual no final do contrato o carro fica em seu nome. As taxas de juro do leasing automóvel são mais baixas do que no crédito automóvel tradicional e não paga imposto de selo pela abertura de crédito e pelos juros. No entanto, os encargos com despesas de manutenção e reparação do automóvel estão a cargo do cliente.

 

Vantagens do leasing automóvel

  • É normalmente uma opção de financiamento mais barata, pois as taxas de juro são, em média, mais baixas, tem isenção de imposto selo na comissão de abertura e juros;
  • Financiamento a 100%;
  • Possibilidade de adquirir o automóvel no final do contrato, acionando a opção de compra;
  • As empresas que optem por este meio de financiamento têm benefícios fiscais.
 

Desvantagens

  • Não é o proprietário do veículo, pelo menos até pagar todas as mensalidades pré-estabelecidas e o respetivo valor residual, ou seja, durante a vigência do contrato;
  • Os encargos com despesas de manutenção e reparação do automóvel estão por sua conta;
  • Habitualmente as comissões, por liquidação total do leasing automóvel, são superiores a outras formas de financiamento;
  • As locadoras exigem que faça um seguro de danos próprios durante o período do contrato. Este abrange mais coberturas, mas é mais caro do que o seguro de responsabilidade civil (automóvel) obrigatório.


Veja também: