Leasing Automóvel: como funciona

Saiba como funciona o leasing automóvel e quais as vantagens e desvantagens desta forma de financiamento, se pretende comprar carro novo ou usado.

Leasing Automóvel: como funciona
Conheça esta opção de financiamento

O mercado automóvel tem demonstrado sinais de vitalidade nos últimos anos, com o número de carros vendidos a aumentar. Se está a ponderar comprar carro e não dispõe de margem financeira para o adquirir a pronto, deve primeiro conhecer todas as opções de financiamento disponíveis.

O leasing automóvel é uma das modalidades de financiamento que tem vindo a ganhar um maior número de adeptos, pois apresenta condições financeiras que permitem ter uma mensalidade adaptada às necessidades de cada um através da gestão do valor residual no final do contrato.

 

O QUE É?

O leasing automóvel trata-se de uma modalidade de aluguer de longa duração, através da celebração de um contrato com uma locadora, que será a proprietária do bem (no caso automóvel), durante todo o período do contrato. Todos os meses, o cliente terá uma renda fixa, que incluí o valor do bem, IVA, comissões e taxa de juro.

No final do contrato, o locatário/cliente poderá adquirir o automóvel, pagando o valor residual definido em contrato. Mas se quiser pode trocar de viatura ou simplesmente devolver o carro.

Neste momento, as taxas máximas dos contratos de leasing e ALD são diferentes das taxas do  crédito com ou sem reserva de propriedade.

Saiba como funciona o leasing automóvel e quais as suas principais vantagens.

COMO FUNCIONA?

O leasing automóvel funciona como um contrato de arrendamento, pago mensalmente durante um período pré-definido, com opção de compra. Se pagar o valor residual no final do contrato o carro fica em seu nome.

As taxas de juro do leasing automóvel são mais baixas do que no crédito automóvel tradicional e o cliente não paga imposto de selo pela abertura de crédito e pelos juros. No entanto, os encargos com despesas de manutenção e reparação do automóvel estão a cargo do cliente.

As taxas máximas de um contrato de leasing variam ainda consoante o carro seja novo ou usado. Na compra de um carro usado a taxa máxima associada ao crédito é superior à que se aplica ao financiamento da compra de um carro novo.

Para encontrar o leasing automóvel mais barato, ou o melhor leasing automóvel para o carro que pretende, deve recorrer a um simulador de leasing automóvel para particulares ou para empresas, para a compra de carros novos ou usados.

 

Vantagens do leasing automóvel

  • É normalmente uma opção de financiamento mais barata, pois as taxas de juro são, em média, mais baixas, tem isenção de imposto selo na comissão de abertura e juros;
  • Financiamento a 100%;
  • Flexibilidade de condições a nível de prazo, entrada e valor residual;
  • Vantagens na subscrição de seguro automóvel;
  • Possibilidade de adquirir o automóvel no final do contrato, accionando a opção de compra;
  • As empresas que optem por este meio de financiamento têm benefícios fiscais;
  • Permite a cessão do contrato a qualquer altura.

 

Desvantagens

  • O cliente não é o proprietário do veículo, pelo menos até pagar todas as mensalidades pré-estabelecidas e o respectivo valor residual, ou seja, durante a vigência do contrato;
  • Os encargos com despesas de manutenção e reparação do automóvel estão por sua conta;
  • Habitualmente as comissões, por liquidação total do leasing automóvel, são superiores a outras formas de financiamento;
  • As locadoras exigem que faça um seguro de danos próprios durante o período do contrato. Este abrange mais coberturas, mas é mais caro do que o seguro de responsabilidade civil (automóvel) obrigatório.

 

Veja também: