Leasing de carros usados: vale a pena?

Será que o leasing de carros usados vale a pena? A resposta depende de alguns fatores, sendo que, regra geral, ajuda a poupar.

Leasing de carros usados: vale a pena?
Saiba com o que contar na hora de comprar

O número de carros vendidos nos últimos anos tem estado a aumentar, o que demonstra que o mercado automóvel está visivelmente a recuperar. Caso queira comprar um carro e precise de recorrer a um usado para que o dinheiro chegue para tudo, o leasing de carros usados pode ser uma opção a considerar, pois poderá até ajudá-lo a poupar na aquisição do veículo.

O leasing automóvel é uma modalidade de financiamento que está vindo a ficar cada vez mais popular. Esta modalidade consiste no aluguer de longa duração a uma locadora, em que o cliente tem de pagar uma renda fixa mensal à empresa – como num contrato de arrendamento. No final do contrato, o cliente pode escolher comprar o veículo.

Leasing de carros usados vale a pena?

O leasing de carros usados pode parecer não valer a pena pois, como sabemos, estes já não têm o mesmo valor que veículos novos. No entanto, a verdade é que, por norma, em casos em que o cliente não faz questão de ser proprietário do carro desde o início, o leasing de carros usados é a melhor opção, pois permite poupar alguns euros face ao crédito automóvel.

No entanto, no leasing deve certificar-se de que negoceia o mais possível. É difícil ditar com exatidão o valor de um modelo ao fim de algum tempo e, como tal, deve esforçar-se para impedir ter de pagar por mês mais do que aquilo que deve.

Por norma, a maior parte das instituições impõe um limite de 10 anos no final do prazo do financiamento. Isto significa que se quiser comprar um veículo já com oito anos, o financiamento será feito apenas por dois anos.

É boa ideia também fazer as contas ao que terá de pagar em seguros. No leasing é necessário seguro de danos próprios durante a duração do contrato. Este tipo de seguro é mais caro do que o de responsabilidade civil, embora seja bem mais abrangente em termos de coberturas.

Se optar por esta modalidade, poderá fazer sentido optar por um modelo automóvel que o seu valor desvalorize pouco com o passar do tempo.

Cuidados a ter

No leasing automóvel as despesas de manutenção do carro caem sobre o cliente. Isto significa que antes de optar por um modelo, deve ter cuidado redobrado e certificar-se que este está em bom estado. Só assim poderá evitar ter de pagar reparações. Idealmente, deverá procurar bons negócios, tal como se fosse comprar o carro sem recorrer a esta modalidade.

Para saber se vale ou não a pena optar pelo leasing, deve fazer alguma pesquisa e conhecer bem as condições de crédito, pois poderá ainda ter de enfrentar comissões de entrada e processamento.

Apesar do leasing ser por norma mais barato, estes aspetos são importantes para reconhecer o custo real de uma proposta. Algumas instituições podem não oferecer condições rentáveis no que toca ao leasing de carros usados, sendo que varia de caso para caso.

Veja também: