Legalizar jantes: saiba como fazê-lo

Quer saber como legalizar jantes novas do seu veículo? Então este artigo é para si.

Legalizar jantes: saiba como fazê-lo
Descubra tudo sobre este processo

Qualquer proprietário de um automóvel pode fazer alterações nos veículos desde que cumpra a lei estabelecida em Portugal. É o caso da troca das jantes, que deve obedecer a um conjunto de regras específicas. Assim sendo, legalizar jantes novas é essencial para evitar penalizações e problemas legais.

Como é que posso legalizar jantes novas no meu carro

Antes de mais, deverá perceber junto do seu concessionário se o tamanho da jante que pretende colocar é permitido pelo fabricante do automóvel.

Se a nova jante responder a todos os requisitos legais e cumprir todas as normas de segurança estabelecidas, ser-lhe-á entregue uma declaração que comprova esse facto e que deverá entregar em qualquer repartição do Instituto da Mobilidade e do Transporte (IMT).

Esse documento permite-lhe alterar as informações contidas no Documento Único Automóvel (DUA) e evitar problemas com as autoridades caso queiram confirmar as características do veículo. Este processo de alteração é obrigatório e tem o custo de 30 euros.

A marca não quis legalizar as jantes. E agora?

O processo de homologação das jantes, como explicado acima, não é complicado nem exigente. Contudo, o concessionário ou o representante da marca podem não aprovar as medidas pretendidas.

Se assim for, pode recorrer aos serviços do Laboratório de Tecnologia Automóvel que realiza as suas próprias inspeções e emite declarações legais a atestar a viabilidade e a segurança das medidas desejadas (mesmo que o concessionário ou a marca recusem).

Os testes são feitos em Braga e Santarém e têm um custo de 160 euros (pagos na totalidade em Braga e em duas prestações em Santarém).

Dicas úteis

Se está a pensar colocar e legalizar as jantes novas do seu veículo não se esqueça de que o preço varia consoante a medida: modelos raros são mais caros do que modelos mais comuns.

Se quer evitar surpresas desagradáveis na altura de comprar as jantes, informe-se junto do seu concessionário quais as medidas aprovadas pela sua marca. Dessa forma já saberá com o que pode contar na altura de legalizar as jantes e, assim, consegue evitar gastos desnecessários.

Se puder, na altura de trocar as informações no DUA, inclua já todas as medidas homologadas pela sua marca. Evita que, mais tarde, tenha de fazer nova alteração do documento apenas porque quis fazer uma nova alteração das jantes.

Veja também: