Quero legalizar as jantes. O que devo fazer?

Medidas diferentes nas jantes? É preciso legalizá-las. Só depois pode ir ao mecânico para mudar. Leia alguns passos a seguir para não perder tempo nem dinheiro.

Quero legalizar as jantes. O que devo fazer?
Um look mais desportivo ou mais clássico. As opções são muitas.


Para quê pagar mais pelo seguro auto? Poupe aqui 250€/ano!

Para dar outra vida ao nosso carro há várias coisas que podemos fazer. Uma delas é mudar-lhe as jantes. As razões podem ser muitas: já conduzimos o carro há algum tempo e queremos mudar a imagem, ou então acabamos de o comprar e tencionamos dar-lhe a nossa marca pessoal.
 
Mudar as jantes pode influenciar muitas coisas. Pode trocar por outras da mesma medida ou então aumentar os tamanhos - o que traz outros custos.
Vamos optar por esta segunda opção. Há algo inevitável: legalizar as jantes!
 

Os tamanhos

Estamos habituados a medir em centímetros, no entanto quando falamos nas jantes são as polegadas que nos assaltam o pensamento. Treze, quinze, dezassete, vinte polegadas. As medidas são muitas e quanto maior o valor melhor!
Esta é a medida que tem mais atenção visto que é o diâmetro do aro. Aquilo que mais capta a atenção, juntamente com o design, claro.
 

Como legalizar

Para as legalizar não vai ter muito trabalho, mas neste processo nem tudo é permitido. Aqui estão os passos a seguir para legalizar diferentes medidas de jantes no seu veículo:
  • deverá dirigir-se ao seu concessionário para obter um documento que ateste que o tamanho de jantes que quer utilizar cumpre todas as normas de segurança - contudo pode não conseguir que as medidas que pretende sejam autorizadas pela marca.
  • de seguida basta ir ao IMTT para averbar essas medidas ao livrete do seu carro.
 

Outras opções

Pode entrar em contacto também por email com a sua marca. E neste aspeto cada uma atua como quer, pode cobrar-lhe o serviço ou não e os valores podem variar entre as diferentes marcas.
Há também empresas que fornecem esse serviço, mas, normalmente, têm custos maiores.
 

O próximo passo?

Comprar as jantes com o design que mais gosta e mudar. Mas lembre-se que mudando as jantes também terá de mudar os pneus. Desde uns mais largos, com um perfil mais reduzido e mais apelativo.
Lembre-se que há medidas mais caras que outras no que concerne aos pneus, por isso procure saber os preços antes de averbar as medidas de jantes que pretende colocar no seu carro.
 

Algumas dicas

Quando fizer o pedido à marca ou na empresa para o efeito tente saber que medidas costumam ser aprovadas para o seu modelo de forma a evitar gastos desnecessários.
No final pode ter sorte e a marca pode, no mesmo documento, emitir mais medidas do que aquela pretendida. Uma mais valia e mais opções para o futuro! Fica a dica.
 
Veja também: