Publicidade:

Já ouviu falar na Lei de Pareto?

A Lei de Pareto, também chamada de princípio 80/20, criada por Vilfredo Pareto, enuncia que 80% das consequências provêm de 20% das causas.

Já ouviu falar na Lei de Pareto?
Saiba como este princípio pode influenciar o trabalho

A Lei de Pareto, conhecida também como princípio 80/20, tem como autor o italiano Vilfredo Pareto. Mas, além da teoria, em que consiste esta lei? A Lei de Pareto afirma que 80% das consequências provem de 20% das causas. Por exemplo, 80% das vendas de uma empresa advêm de 20% dos seus clientes, ou 80% da riqueza do mundo advém de 20% de indivíduos que nele habitam.

Pode haver um ligeiro desvio matemático, dependendo da problemática em questão. No entanto, dificilmente os cálculos fogem desta proporção.

Como pode a Lei de Pareto ser aplicada no mundo do trabalho?


lei de pareto

1.  Negócios mais produtivos

Um dos maiores erros que podem ser cometidos no mundo dos negócios é pensar que se deve, no início, tentar atrair o maior número de potenciais clientes. Na verdade, isso conduzirá a que a um aumento de publicidade e tempo despendido.

Ao invés dessa atitude, deverá, pois, concentrar-se nos 20% que representam a maior fatia de lucros da sua empresa, concedendo-lhe um atendimento personalizado. Com esse objetivo em mente, faça uma análise para descobrir que clientes lhe proporcionam 80% dos seus lucros.

2. Melhor gestão do tempo

Um dos segredos da produtividade no trabalho é saber gerir bem o seu tempo. Segundo a Lei de Pareto, se efetuar uma análise, verificará que 20% das suas atividades gastam 80% do seu tempo diário. Verificará também que existem momentos em que não existe qualquer produtividade, havendo várias distrações ao longo do seu dia que, somadas, levam a que este pareça mais curto.

O que pode fazer? Tente reduzir esses 20% que levam grande parte do seu tempo sem produtividade e tente diminuir essa percentagem. Para tal, uma sugestão será registar hora a hora, durante uma semana, o que está a fazer enquanto está a trabalhar. Pode parecer trabalhosa esta tarefa, mas valerá a pena, pois aumentará a produtividade.

3. Leituras mais eficientes

Muitas vezes, poderá perder o seu tempo com leituras que não terão particular interesse para o seu trabalho. De acordo com a Lei do Pareto, 80% do seu conhecimento vem apenas de 20% das leituras que faz. Por isso, procure concentrar-se em leituras que estão relacionadas com a sua área de trabalho. Isso não quer dizer que não deva ler sobre outros assuntos que interessem, mas deverá fazê-lo apenas no seu tempo livre.

Como pode observar, a Lei do Pareto pode ter influência no seu rendimento no trabalho. Por isso, tente percebê-la melhor e melhorar a sua produtividade diária.

Veja também:

Catarina Mesquita Catarina Mesquita

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, Pós-Graduada em Linguística Portuguesa e Mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares, possui experiência de mais de quinze anos ao serviço da educação, da tradução e da escrita.