Leite creme light: tradição com baixas calorias

Se é fã desta tradição, mas fica preocupado com as calorias que está a consumir, anote já na nossa receita de leite creme light e livre-se da culpa.

Leite creme light: tradição com baixas calorias
Uma alternativa light ao crème brulée

A receita de leite creme light que propomos a seguir é uma alternativa deliciosa para o tradicional leite creme – ou como dizem os franceses, para o famoso crème brulée. Esta versão saudável é igualmente deliciosa e vai surpreender pelo sabor e pela simplicidade da preparação. Tome nota e saboreie a tradição sem culpas.


Leite creme light: menos calorias, o mesmo sabor

leite-creme-light

Ingredientes
3 bananas
2 col. de sopa de açúcar mascavado
1 col. de chá de pimenta-da-jamaica
1 chávena de amêndoas
1 vagem de baunilha
1 col. de chá de ágar-ágar
3 paus de canela

Modo de preparação

  1. Coloque as amêndoas num recipiente e cubra com água. Deixe repousar por, pelo menos, 8 horas.
  2. De seguida, coloque as amêndoas num liquidificador ou robot de cozinha, junte 2 chávenas de água e triture tudo.
  3. Ponha a mistura num saco de pano (com um recipiente por baixo) e coe o leite de amêndoas. Esprema bem o saco para aproveitar ao máximo.
  4. Depois, coloque o leite de amêndoas no liquidificador ou robot de cozinha, adoce com o açúcar, tempere com a pimenta-da-jamaica e com as sementes da vagem de baunilha.
  5. Junte o ágar-ágar e triture tudo.
  6. Parta as bananas em rodelas e cubra o fundo de uma taça grande, ou de pequenas tacinhas individuais para servir.
  7. Leve ao lume uma frigideira com a vagem de baunilha, os paus de canela e o leite de amêndoas. Mexa até descolar do fundo. Retire os paus de canela e a vagem de baunilha.
  8. Nessa altura, vire o creme por cima das bananas e leve ao frigorífico por 5 minutos.
  9. Por fim, polvilhe as tacinhas com açúcar e queime o topo com a ajuda de um maçarico de cozinha – ou ferro próprio para o efeito.
  10. Sirva de imediato.

Esta receita de leite creme light é uma alternativa deliciosa e com menos calorias. Por não usar leite o leite comum, de vaca, a sobremesa pode também ser consumida por pessoas que são intolerantes à lactose.

Experimente e vai ficar rendido. Convença os seus amigos e familiares a alinharem consigo e a testarem, também, receitas mais saudáveis (e igualmente saborosas).

Veja também: