Publicidade:

Levar o cão para a praia: regras e cuidados a ter

Atenção: em praias não autorizadas, levar o cão para a praia pode significar uma coima até 2500€! Conheça as regras e conselhos de segurança.

Levar o cão para a praia: regras e cuidados a ter
Conheça as vantagens e desvantagens

“Devo levar o cão para a praia ou não?” é uma das perguntas com que os donos destes animais de quatro patas se deparam todos os anos. A verdade é que a resposta é como uma faca de dois gumes – pode ser sim e pode ser não!

Enquanto que existem praias que não autorizam a entrada de cães (à exceção dos cães guia, cães para surdos e cães de serviço), outras há que os recebem de braços abertos.

Mesmo que as praias não sejam interditas à entrada dos patudos, levar o cão para a praia exige uma série de cuidados e regras que deve mesmo seguir – para o seu bem, do seu cão e de todos que o rodeiam.

Guia para levar o cão para a praia em segurança


cao 1

Onde é permitido levar o cão para a praia?

A regra geral é que nas praias concessionadas é proibido levar o cão e nas não concessionadas já seja possível. No entanto, só há uma forma de ter a certeza: confirme sempre a sinalização da câmara municipal e a sinalética na entrada da praia.

À partida, as praias não concessionadas permitem a entrada de cães durante todo o ano, mas verifique sempre a sinalização. Até porque se estiver a transgredir, estamos a falar de multas e coimas que podem ascender aos 2500€. Mais vale prevenir.

É a Polícia Marítima quem fiscaliza todas as zonas balneares concessionadas, sendo as restantes fiscalizadas pela Polícia Municipal, uma vez que estão sob a alçada das câmaras municipais.

cao 4

Vantagens e desvantagens de levar o cão para a praia


Como em quase tudo na vida, existem vantagens e desvantagens de levar o cão para a praia. Ponha-as numa balança e tome a sua decisão de forma consciente.

Vantagens

  • Levar o cão para a praia é sinónimo de diversão garantida: corridas de um lado para outro, atira e busca e outros malabarismos na areia são garantidos;
  • Qualquer dono sente imensa satisfação ao ver a felicidade estampada no focinho dos cães quando passeiam na praia;
  • Esta é uma forma de reforçar os laços entre cão e dono.

 

cao 3

Desvantagens

  • Ao levar o cão já sabe que (à exceção de uma ou duas praias concessionadas que recentemente autorizam a ida de cães), vai ter que ir para uma praia não concessionada. Se estiver acompanhado de pequeninos, por exemplo, isto torna-se uma desvantagem;
  • Se levar o cão, note que não pode ir à água tomar banho e deixá-lo na areia; levar o cão exige algum sacrifício da sua parte, pois terá de o manter sempre perto de si.

 

cao 5

Regras e cuidados a ter quando levar o cão para a praia


Uma vez confirmada a possibilidade de levar o cão para a praia, é necessário cumprir uma série de regras e ter alguns cuidados.

1. É obrigatório usar trela e limpar os dejetos do seu cão;

2. Evite levá-lo em horas de maior calor;

3. Antes de o levar, faça uma visita ao veterinário para um check up;

4. Não se aconselha a ida à praia de cães com menos de 4 meses de idade ou com um estado de saúde débil;

5. Deve levar consigo sacos para recolher fezes, coleira com identificação do dono e do animal, toalha de praia, água fresca e brinquedos.

Além disto, existe uma nota importantíssima: é muito importante que o seu cão esteja treinado para obedecer e respeite o chamamento do dono.

cao 6

Veja também: