LG V30: um smartphone que também é uma câmara fotográfica

O LG V30 é o telemóvel perfeito no design e no áudio via headphones. A LG só se esqueceu de se aplicar mais em introduzir no V30 um ecrã melhor.

LG V30: um smartphone que também é uma câmara fotográfica
O LG V30 é o novo flagship da LG

Era um dos lançamentos mais aguardados de 2017 e acabou mesmo por corresponder às expectativas de milhares de utilizadores. O novo LG V30 promete fazer as delícias de todas as pessoas que gostam de ter um equipamento para tirar fotografias ou gravar vídeos, para além das necessidades básicas de qualquer utilizador de smartphones. Saiba porquê neste artigo.

O LG V30, lançado em setembro de 2017, é o novo flagship da LG. É um dos smartphones com melhor design e é bastante ergonómico. Este equipamento tem tudo o que um flasgship de 2017 deve apresentar: é à prova de água, tem wireless e fast charging, câmara traseira dupla, um processador de meter respeito, muito espaço para armazenamento e, porque nada disto faz sentido sem energia, uma bateria que pode durar até 93 horas.

É um produto praticamente perfeito na ficha técnica e na aparência. Fique a conhecê-lo melhor.

Tudo o que precisa de saber sobre o novo LG V30


Exterior

LG V30 distingue-se dos seus antecessores V10 e V20, sobretudo, pelo design. Ao contrário destes dois telemóveis, que tinham um aspeto mais desajeitado, o V30 tem um design simétrico e belíssimo.

Enquanto o V10 se destacou pela câmara e o V20 pelo áudio via headphones, este novo flagship da LG, à semelhança do V20, prima pelo sistema de áudio Hi-Fi Quad-DAC. É um sistema de áudio de headphones mesmo perfeito.

Se o som é importante, a imagem pode ainda ser mais. As câmaras fotográficas deste dispositivo são muito boas, apesar de a câmara frontal ter espaço para melhorias.

Outro aspeto neste telemóvel que não surpreende é o ecrã, o que é algo fundamental porque, com a tendência das molduras reduzidas, um smartphone é muito daquilo que é o seu ecrã. O LG V30 simplesmente não tem um bom ecrã e não há motivos para desculpar esta falha.

smartphone lg v30

Interior

O terceiro smartphone da série V é uma excelente ferramenta para todos os utilizadores que se preocupam em produzir conteúdo multimédia. Como processador tem o poderoso Snapdragon 835, traz 4 GB de RAM, 64 a 128 GB de armazenamento interno (com microSD pode ir até 256 GB) e uma bateria de 3,300mAh.

No que toca à experiência de utilizador, este produto é fantástico. A performance é consistente e fluida (apesar de o software também já não deixar ninguém boquiaberto), a autonomia da bateria é excelente e a qualidade de som simplesmente arrebatadora.

Câmara

As câmaras dos smartphones são de grande importância, hoje em dia. No LG V30, contudo, são verdadeiramente preponderantes. O novo topo de gama da marca sul-coreana é o primeiro smartphone com uma lente de 16 MP e uma abertura F1.6, que permite captar melhor a luz e, consequentemente, fotos mais vivas e dinâmicas.

A outra lente da câmara dupla é uma grande angular de 13MP com redução da distorção em menos dois terços, uma melhoria considerável em relação ao anterior V20.

O que é que estas câmaras oferecem? A possibilidade de gravar vídeos com uma qualidade incrível e de tirar fotografias únicas. Tão boas que até David Franco, diretor de fotografia da Guerra dos Tronos, foi convidado a falar na apresentação do smartphone.

Microfone

O LG V30 assume-se como uma verdadeira máquina (quase) profissional na captação de imagem, mas também se quer destacar na captação de som. O smartphone possui microfones Acoustic Overload Point que conseguem gravar sons muito altos sem registar grandes distorções.

Especificações técnicas
Dimensões 151.7 x 75.4 x 7.3 mm
Peso 158 g
SIM Single Nano-SIM ou híbrido dual Nano-SIM
Ecrã P-OLED de 6 polegadas; 1440 x 2880 pixeis (537 ppi)
Sistema operativo Android 7.1.2 (Nougat)
CPU Qualcomm MSM8998 Snapdragon 835, Octa-core (4×2.45 GHz Kryo & 4×1.9 GHz Kryo)
GPU Adreno 540
Memória 128 GB, 4 GB RAM (V30+) ou 64 GB, 4 GB RAM (V30); microSD expansível até 256 GB
Câmara primária Dupla com 16 MP (f/1.6, 1 µm, 3-axis OIS, PDAF) + 13 MP (f/1.9, no AF), deteção de fase e laser autofocus, LED flash
Câmara secundária 5 MP (f/2.2, 1/5″, 1.12 µm)
Bateria  3300 mAh
Preço  a partir de 801€

Veredicto

O LG V30 impressiona bastante no papel: qualquer pessoa que olhe para a sua ficha técnica fica impressionada. Mas a LG falhou em validar melhor o título de flagship deste equipamento ao produzi-lo com um ecrã ligeiramente fraco e com um software pouco interessante. O design e o áudio são do melhor que está no mercado, sendo que a bateria não compromete.

Veja também:

Nuno Margarido Nuno Margarido

Jornalista formado pela Universidade de Coimbra, assume-se uma pessoa curiosa e até a mais simples engrenagem ou linha de código o fascina. Os seus interesses dividem-se por vários mundos, com destaque para a tecnologia, o gaming, o vídeo, a fotografia e o cinema.