4 formas rápidas de libertar espaço no smartphone

Conheça 4 formas rápidas de libertar espaço no smartphone para aquilo que mais interessa.

4 formas rápidas de libertar espaço no smartphone
Saiba como libertar o seu smartphone de peso desnecessário.

A memória dos smartphones voa tão rapidamente como gelados em dia de muito calor. Não é difícil – nem demora muito tempo – chegar a um ponto em que libertar espaço no smartphone é uma necessidade.
 

4 dicas para libertar espaço no smartphone

 

Apagar mapas offline guardados

Se tiver feito o download de mapas para os utilizar em modo offline, talvez seja melhor pensar nos gigabytes que eles ocupam no seu smartphone. Esta opção não se aplica ao Apple Maps, porque gere os seus próprios arquivos, mas pode tentar fazê-lo com o Google Maps e com o Here Maps.

No Google Maps aceda aos mapas Offline no menu principal da aplicação, clique na área em questão e aparecerá a opção de a eliminar. Para que não volte a acontecer pode sempre dar ordem de eliminação automática ao fim de 30 dias.
 

Apagar playlists sincronizadas

No Spotify aceda ao seu arquivo e as playlists que tem sincronizadas aparecem a verde. Clique em cada uma delas e desative a sincronização para poder eliminar o conteúdo do seu dispositivo. Se utilizar o Google Play Music aceda a Gerir Downloads, nas Definições, para ver as músicas que estão efetivamente guardadas no seu dispositivo. Clique no sinal laranja ao lado de cada playlist, álbum ou música para os remover do smartphone e libertar espaço.
 

Apagar fotos e vídeos

Esta opção pode libertar muito espaço no seu smartphone, principalmente se gostar de filmar vídeos em 4K. Pode aceder diretamente à galeria e eliminar uma a uma as fotografias que deseja.

O Google Photos para os Androids funciona muito bem pois permite ver que fotografias e vídeos já foram enviados para a cloud e apaga as cópias no dispositivo; contudo, no equivalente da Apple é mais difícil pois a aplicação foi especificamente pensada para manter tudo sincronizado. A única forma é usar as Definições das Fotos e Câmara e Otimizar o Arquivo do iPhone.
 

Apagar jogos que já não o entretêm

Desinstalar aplicações costuma libertar espaço no smatphone, mas para ter algum impacto é necessário que as aplicações tenham um tamanho substancial. É o caso dos jogos. Nos smatphones com Android é possível ver o espaço que cada jogo ocupa na opção Memória das Definições, se clicar em Aplicações. No caso do iOS, nas Definições clique em Geral, Armazenamento e iCloud e Gestão.

Veja também: