Licenciaturas globais: conheça 6 formações com foco internacional

E se fosse possível frequentar aulas com estudantes de todo o mundo e ficar capacitado para o sucesso internacional? Conheça as licenciaturas globais.

Licenciaturas globais: conheça 6 formações com foco internacional
O seu mercado de trabalho pode estar em qualquer parte do mundo

A realidade do mercado de trabalho mudou e, com ela, mudaram também as necessidades das empresas e as prioridades na formação dos futuros profissionais. Quando o assunto é integrar os estudantes no mercado de emprego, há um modelo de formação que ganha especial destaque: as licenciaturas globais.

Porquê? Porque o foco deste programa é transformar os alunos em profissionais globais do futuro e isso significa capacitá-los com todas as competências necessárias para o sucesso em qualquer lugar do mundo.

Falar sobre este tipo de oferta formativa da Universidade Europeia é o mote deste artigo. Fique atento e descubra as vantagens de apostar numa licenciatura global.

Licenciaturas globais: o que são?

Sabia que é possível partilhar aulas com alunos de todo o mundo e ficar pronto para o sucesso internacional? Se ainda não ouviu falar do conceito das licenciaturas globais, vai gostar de saber que temos todas as informações reunidas neste artigo. 

Este é um dos pontos fortes da Universidade Europeia, que integra o maior e um dos mais prestigiados grupos internacionais de ensino superior, a Laureate International Universities. Presente em 25 países, com mais de 70 instituições de ensino e um milhão de estudantes em todo o mundo, o grupo aposta no ensino focado no estudante, onde se destaca o modelo académico diferenciador e alicerçado, sobretudo, na internacionalização e na aproximação às empresas e à realidade do mercado de trabalho.

Para que o sucesso em qualquer parte do mundo seja uma realidade possível de alcançar, a Universidade Europeia desenvolve programas específicos para quem tem como objetivo obter uma formação o mais global possível, onde a internacionalização assume papel de relevo.

A rede oferece um leque de licenciaturas globais em parceria com as melhores escolas de ensino superior de todo o mundo. O objetivo? Proporcionar ao aluno a oportunidade de frequentar aulas completamente lecionadas em inglês, onde pode interagir com estudantes de diversos países, recorrer às mais inovadoras tecnologias e conviver com colegas e professores dos mais diversos pontos do mundo.

Licenciaturas globais na Universidade Europeia: quais são as ofertas?

universidade europeia

A Universidade Europeia oferece seis programas de licenciaturas globais, todos com foco na internacionalização e no sucesso profissional dos futuros formandos.

1. Management

A licenciatura em Management tem um objetivo ambicioso, mas completamente possível de encaixar na realidade: ser a melhor licenciatura na área da gestão em todo o país e preparar os estudantes para um mundo global.

O curso de gestão está alinhado com as mais recentes tendências internacionais e é este factor que oferece ao aluno a oportunidade de experimentar as diferentes áreas que compõem o conhecimento necessário para atuar no setor – como, por exemplo, habilidades como a liderança e a gestão de equipas.

A licenciatura é completamente lecionada em inglês e inclui um semestre de mobilidade internacional – que é obrigatório no 3º ano curricular. Os estudantes deste curso têm ainda a possibilidade de o frequentarem numa de três escolas internacionais de referência nesta área:

  • ESCE International Business School, em Paris, em França;
  • LSE – London School of Economics and Political Science, localizada em Londres, no Reino Unido;
  • PACE University, situada em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

2. Hospitality and Tourism Management

Completamente inovadora, esta licenciatura em Hotelaria e Turismo inclui temas como o turismo, a hotelaria e a saúde, tendo sido desenvolvida para orientar os alunos para a prestação de serviço de  qualidade superior. Durante o programa, os estudantes são capacitados para:

  • Dominar os fundamentos básicos do Turismo e da Hotelaria;
  • Antecipar as tendências em ambientes multiculturais e de mudança;
  • Gerar soluções adaptadas a quaisquer problemas organizacionais específicos;
  • Utilizar as ferramentas tecnológicas corretas, bem como conhecer e dominar as infraestruturas;
  • Prestar serviços com a mais alta qualidade, precisão técnica e científica.

Esta licenciatura é 100% lecionada em inglês e inclui um semestre de mobilidade internacional obrigatório, oferecendo ao estudante a oportunidade de o frequentar numa de duas escolas internacionais de referência no setor:

  • Kendall College, instituição situada em Chicago, nos E.U.A.;
  • Blue Mountains, localizada em Leura-Sydney, na Austrália.

3. Marketing

A licenciatura global em Marketing introduz em Portugal uma formação com foco nas competências analíticas e relacionais do aluno, onde se cruzam estas capacidades com conhecimentos de gestão e marketing.

O profissional de marketing é responsável por construir o negócio da empresa e isso inclui ter que decidir quais produtos vender, a qual público, quando, onde e a que preço, bem como definir os objetivos de vendas e traçar o plano para os atingir. Por ter estas competências como essenciais, o curso visa capacitar o futuro profissional para:

  • Dominar a gestão e a estratégia da empresa, desenvolvendo uma atitude crítica sobre os assuntos em causa;
  • Prever e antecipar tendências de mercado;
  • Gerar soluções criativas e eficazes para resolver os problemas das organizações;
  • Assumir o papel de  liderança e gestão de equipas;
  • Utilizar as principais ferramentas tecnológicas, técnicas e métodos relacionados ao marketing.

A licenciatura global em Marketing, à semelhança de todas as restantes, é lecionada em inglês e inclui um semestre de mobilidade internacional obrigatório. Para realizar esta fase do percurso académico, o aluno da Universidade Europeia tem a possibilidade de frequentar aulas numa de duas escolas internacionais de referência na área:

  • PACE University, em Nova Iorque, nos Estados Unidos;
  • ESCE – École Supérieure du Commerce Extérieur, sediada em Paris, na França.

4. Sports Management

A licenciatura em Gestão do Desporto foi desenvolvida através de uma parceria entre a  Universidade Europeia e a Escuela Universitaria Real Madrid. A colaboração visa proporcionar uma visão global do desporto através, também, do correto enquadramento da gestão. O curso é lecionado em inglês e inclui um semestre de mobilidade internacional em Madrid, para além de diversas Master Classes realizadas em ambiente online e lecionadas por personalidades internacionais de referência na área.

O estágio obrigatório e as aulas práticas decorrem em instalações totalmente equipadas e desenhadas para capacitar o estudante para a integração ao mercado de trabalho. Esta licenciatura global inclui uma certificação profissional da empresa CEDIS e um Minor em Gestão de Clubes Desportivos.

5. Design Global

Esta é uma licenciatura inovadora no que diz respeito às formações comuns na área do design. No programa, o estudante tem acesso a um plano de estudos baseado em project-based learning, onde existe semestralmente um projeto para o qual contribuem todas as unidades curriculares. Durante todo o curso, o foco é simular a realidade profissional, oferecendo ao futuro formando a oportunidade de observar, em tempo real, as atividades de profissionais da área.

As experiências, chamadas de shadowing, são praticadas ao longo de todos os semestres – altura em que acontece uma paragem estratégica para o desenvolvimento de projetos em parceria com empresas, em contexto de trabalho real.

A experiência internacional da licenciatura em Design Global é valorizada e praticada através da realização do estágio fora de fronteiras, em que os estudantes têm a oportunidade de frequentar aulas em duas das melhores escolas de design do mundo: a Media Design School, na Nova Zelândia, ou a NewSchool of Architecture and Design, em San Diego, nos Estados Unidos.

6. Games and Apps Development

Na licenciatura global Games and Apps Development os estudantes aprendem a dominar as técnicas mais recentes e inovadoras para o desenvolvimento de jogos com as tecnologias do futuro. O programa inovador visa capacitar os futuros profissionais da área para responderem adequadamente aos desafios da indústria em questão e, claro, tem especial foco na criação de conteúdos para as aplicações móveis – uma enorme e atual tendência do mercado.

O curso é maioritariamente orientado por projetos. Desde o início até ao último semestre, todo o programa está centrado na prática dos projetos, em que os estudantes contam com o apoio de todo o corpo docente e de empresas conceituadas no setor. Ao concluir a licenciatura, os alunos têm seis projetos desenvolvidos e é através dessas execuções que os futuros profissionais desenvolvem as competências essenciais para terem sucesso no mercado de trabalho real.

Mas, afinal, o que espera o mercado deste tipo de profissionais? As empresas e futuras contratantes esperam que sejam capazes de realizar a integração de conhecimentos, executar trabalhos em equipa, reunindo para isso competências nas áreas do design gráfico e da conceção de jogos. Para isso, durante o programa, os estudantes trabalham com múltiplas tecnologias – incluindo ambientes web e móveis, 3D, consolas de jogos e PC – e exploram as unidades curriculares dedicadas ao pensamento crítico e à criatividade.

A licenciatura global em Desenvolvimento de Jogos e Aplicações é completamente ministrada em inglês e também inclui um semestre de mobilidade internacional obrigatório.

Preparado para o futuro?

Se está de olhos postos numa formação que ofereça as melhores e mais eficazes ferramentas para alcançar o sucesso internacional, encontrou o sítio certo. Porque, afinal, o mundo atual exige profissionais capazes de vingar em qualquer contexto, esteja dentro ou fora de fronteiras – e é preciso estar capacitado para dar as melhores respostas. Visite o site da Universidade Europeia, preencha o formulário e tire todas as suas dúvidas.

Veja também: