AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

3 Importantes lições de carreira que vai querer saber

A sua carreira é a sua melhor escola. Conheça algumas das lições de carreira mais importantes que deve reter.

3 Importantes lições de carreira que vai querer saber
Ao longo da sua carreira todos os profissionais aprendem lições importantes para o seu sucesso profissional.

Num mercado de trabalho altamente competitivo, como o atual, progredir na carreira e ter sucesso profissional é sempre o grande objetivo, mas também a tarefa mais difícil. Todos desejam evoluir em termos profissionais, mas nem todos são bem-sucedidos. Mas ainda que o sucesso constrói-se aos poucos e graças a muito esforço e dedicação, requer ainda uma boa dose de aprendizagem e há lições de carreira que o podem ajudar a chegar mais longe.
 

3 Lições de carreira de profissionais de sucesso

A sua carreira é também a sua melhor escola e é no seu dia-a-dia de trabalho que vai aprender estas (e outras) lições valiosas.

Deve ter sempre mente que uma carreira de sucesso é feita de altos e baixos, fracassos e êxitos. E são esses momentos que o vão ajudar a progredir, a atingir os seus objetivos e a chegar mais longe na sua carreira. Esta aprendizagem começa logo no primeiro dia e vai exigir que em vários momentos se readapte e até faça ajustes ao seu percurso.
Mas ainda que tenha muito para aprender por si mesmo, há lições que outros já aprenderam e que podem servir para si também. Afinal, também podemos aprender com os erros e sucessos dos outros (e se eles tiverem sucesso, é porque aprenderam algo com essas lições).

 

1. Deixe que sejam os seus valores a guiarem as suas decisões profissionais

Foi o conselho de Tim Cook, CEO da Apple, deixou no seu discurso como  discursar como patrono na cerimónia de graduação na Universidade George Washington.  “Acreditamos que uma empresa que tem valores e que age em conformidade com eles pode mesmo mudar o mundo. E um individuo também”, disse Tim Cook aos jovens estudantes (futuros profissionais).
O CEO da Apple foi mais longe e disse que os valores profissionais de cada pessoa são importantes e que devem ser a “estrela guia” de cada profissional. Tim Cook defende é que não deve sacrificar os seus valores pessoais por um bom salário, caso contrário terá apenas um trabalho e não será capaz de construir uma carreira de sucesso. Por isso, antes de aceitar qualquer proposta de trabalho, pondere bem se essa oferta e os valores dessa empresa estão em concordância com os seus. Em boa medida, serão os seus valores (ou a falta deles) que vão definir o rumo da sua carreira.

 

2. Esteja preparado para desafiar as convenções

Um pouco ao jeito de Coco Channel por exemplo. Na sua época a estilista chocou ao desenhar (e usar) calças femininas, mas ficou na memória. A sua carreira também deve ser encarada assim. Lembre-se que a mudança é a roda que faz andar o mundo. Se sabe de um método que possa tornar o trabalho mais eficiente, apresente-o; se tem uma solução inovadora, aplique-a. Não tenha medo de arriscar. E se falhar a primeira vez, erga a cabeça e tente novamente.

 

3. Nunca deixe de aprender

Nem queira. Indra Nooyi, CEO da Pepsi, é uma das profissionais de maior sucesso a nível mundial (quanto a isso não há dúvidas) e o que diz é que independentemente do nível ou posição que ocupe em termos profissionais (seja um estagiário ou um CEO experiente) nunca ninguém sabe tudo, mas que isso não deve ser visto como um sinal de fraqueza. Muito pelo contrário. Diz ela que os líderes mais fortes são aqueles que são eternos estudantes. Esta deve ser a sua postura ao longo da sua carreira.
Assuma que tem sempre algo para aprender e aceite as lições que a vida e a sua carreira lhe derem. Esta aprendizagem contínua vai ser-lhe certamente muito útil.
 
 

Aprenda as suas lições

Como dissemos antes, a sua carreira será certamente a sua melhor escola, para aprender as suas lições. As que agora lhe deixamos são (no mínimo) essenciais. Mas não pense que estas lições de carreira não são uma fórmula instantânea de sucesso. Apenas podem dar uma ajuda.


Veja também: