AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

4 Dicas para lidar com a frustração no trabalho

Mas antes que a frustração no trabalho tome conta de si, conheça algumas dicas que o podem ajudar a ultrapassar a situação.

4 Dicas para lidar com a frustração no trabalho
Ninguém está imune a sentir-se frustrado ou desmotivado no trabalho.

Da mesma forma que a satisfação profissional funciona como um fator motivacional, também a frustração no trabalho influencia diretamente o desempenho e os índices de motivação dos profissionais. No entanto, pouco ou nada se fala sobre este assunto e, essencialmente, sobre a melhor forma de ultrapassar o sentimento de frustração laboral.
 

O que é a frustração no trabalho?

Se pensa que são poucos os profissionais que se sentem frustrados no trabalho está redondamente enganado. Todos os profissionais têm episódios de frustração profissional. A verdade é que existem diferentes níveis de frustração e como tal é normal que a certa altura do campeonato qualquer profissional se possa sentir mais ou menos satisfeito, mais ou menos frustrado com a sua vida profissional.

Mas antes de mais, importa entender o que é isto da frustração no trabalho. De forma resumida, a frustração no trabalho pode ser entendida como a incapacidade de atingir um determinado objetivo profissional, de satisfazer um desejo ou de alcançar as expectativas em termos de carreira.

E isso acontece pelas mais variadas razões, seja porque a realidade do trabalho não corresponde ao que o profissional idealizou, porque sente que trabalha imenso e sente que não está a ter os resultados pretendidos, porque não será capaz de alcançar as metas profissionais que traçou, porque tem problemas com os colegas de trabalho ou porque está preso num emprego sem futuro, exemplo.

E ao contrário do que possa pensar, sentir uma certa dose de frustração no trabalho não é problemático. Problemático é se esse sentimento for recorrente (ou constante) e se não conseguir ultrapassar essa frustração.

 

Como lidar com a frustração no trabalho?

Ninguém está imune contra a frustração no trabalho, mas não se deixe levar por este sentimento ou vai acabar por entrar num espiral descendente que não terá nada de positivo para a sua carreira.

 

1. Analise a sua situação

Nada melhor que uma boa autoanálise para saber qual o ponto da situação. Tente perceber o que está errado e que possa estar a gerar essa frustração. Conhecer a origem do problema é o primeiro passo para encontrar uma solução.

 

2. Interprete a sua análise

Agora que já sabe o que está mal, tente perceber o que pode ter feito mal ou que poderia ter feito de outra forma para evitar a frustração que agora está a sentir.

 

3. Foque-se nas soluções

O pior erro que pode cometer é focar toda a sua atenção na frustração que está a sentir. Isso só fará com que se sinta ainda mais frustrado. O ideal é que tente focar (toda) a sua atenção nas possíveis soluções para mudar a situação e para vencer essa frustração que está a sentir.

 

4. Exercite-se

Pode parecer irrelevante para o assunto em questão, mas não é. Nunca ouviu o ditado: “mente sã em corpo são”?! Pois bem aplica-se aqui. Se está frustrado no trabalho tente encontrar um escape, uma atividade que lhe permita “esvaziar a cabeça”, como o exercício físico. Vai ver que se vai sentir melhor. Além de o ajudar a “desanuviar as ideias” ainda desenlve hábitos saudáveis e vai melhorar a sua a produtividade e contribuiu para aumentar o sentimento de bem-estar psicológico. Mas quem diz desporto, diz outras atividades que o possam ajudar a relaxar.

 

Tome as “rédeas da situação”

Que, essencialmente, é como quem diz: não deixe que a frustração no trabalho tome conta de si.  
Sentir-se frustrado no trabalho é normal e acontece a todos (uma ou outra vez, de uma ou de outra forma). O que não é normal é que isso o impeça de estar no seu melhor e para estar no seu melhor tem que ser capaz de lidar e ultrapassar essa frustração. E há sempre solução, nem que seja encontrar um novo emprego


Veja também: